NOTA PÚBLICA

A Associação Brasileira de Zootecnistas – ABZ é uma entidade que congrega zootecnistas de todas as regiões do país, defendendo os interesses da categoria e a excelência nas práticas de uso dos animais úteis ao homem, na produção, pesquisa, lazer, esporte, companhia, conservação e preservação. Portanto, não pode se furtar a participar de uma discussão importante como é a regulamentação dos esportes equestres, que envolvem os equídeos, bovídeos e o homem.

Os zootecnistas, respaldados pela LEI No 5550 de 04 de dezembro de 1968 e também pela RESOLUÇÃO Nº 4, de 2 de fevereiro de 2006, que aprova as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Zootecnia e dá outras providências, são profissionais com formação abrangente, podendo atuar em qualquer área que envolva a participação dos animais, com ressalvas à intervenção clínica e cirúrgica no fenômeno doença, no entanto contribui para a promoção à saúde única, ou seja, dos animais, do homem e do meio ambiente. Na sua formação o zootecnista possui ampla formação nas áreas de bioclimatologia; comportamento animal (etologia), conforto e bem-estar animal; construções rurais; morfologia e fisiologia animal; higiene e profilaxia; genética, melhoramento e reprodução animal; ecologia e gestão ambiental; nutrição e alimentação animal; gestão e administração rural, entre outras. Desta forma, o zootecnista é um profissional apto a atuar na orientação e preparo dos animais atletas, na orientação, supervisão, fiscalização e responsabilidade técnica das competições e eventos equestres, atuando de maneira decisiva para garantir a segurança e o bem estar dos animas, competidores e do público participantes dos esportes equestres.

Diante do exposto a Associação Brasileira de Zootecnistas – ABZ, conhecedora da importância dos esportes equestres para a geração de renda e empregos, e da preservação das manifestações culturais das várias regiões do país, se posiciona favorável à regulamentação dos esportes equestres, através de legislação específica, que garanta o bem estar animal. Desta forma, nos colocamos a disposição a contribuir com as comissões e/ou comitês técnicos que irão discutir e construir a proposta de regulamentação dos esportes equestres nos órgãos e entidades de interesse e no Congresso Nacional.

Brasília, 01 de novembro de 2016

 

 

Zootecnista Célia Regina Orlandelli Carrer
– Presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas –
CRMV-SP 0493/Z

Nota pública da ABZ sobre esportes equestres

9 Comentários
  1. Ademir Gracciotim 7 anos atrás

    Parabéns ABZ…texto coerente, lúcido, informativo.

  2. Renato Guimaraes 7 anos atrás

    A VAQUEJADA fere as boas práticas animais.
    Na vaquejada o suposto vaqueiro tem que derrubar o animal em um local determinado. muitas vezes , quando o animal não cai tem a sua cauda quebrada, e ai o tal vaqueiro tem outra chance. Isso é sofrimento animal.
    Quem disse isso foi um famoso profissional desse esporte, chamado Paulão, de senhor do Bonfim na Bahia, que foi morto por um delegado de polícia.
    A FARRA DO BOI e a VAQUEJADA , provocam um stress e sofrimento animal , sem motivo, sem razão.

    • Pedro Dironasi 7 anos atrás

      É justamente por isso que a ABZ lançou esta nota. Acredita que regular a atividade é a melhor forma de garantir o bem-estar animal.
      Paralelamente, imaginemos todos os esportes equestres hoje existentes e regulamentados. Seria utópico supor que todos surgiram assim como estão hoje (garantindo o bem-estar animal).
      Saliento que, da forma atual, tenho motivos para ser contra a vaquejada (não profissional), mas acredito que é possível criar regras que garantam o bem-estar animal e humano.

    • Rafael Vicente 7 anos atrás

      “Na vaquejada o suposto vaqueiro tem que derrubar o animal em um local determinado. muitas vezes , quando o animal não cai tem a sua cauda quebrada, e ai o tal vaqueiro tem outra chance.”

      O Animal na Vaquejada Oficial , tem o Protetor de Cauda ou Rabo Artificial como chamam , esse artefato protege o rabo do animal de lesões , qualquer ocorrência que ocorrer durante as provas oficiais da ABVAC (associação brasileira de vaquejada) , causada pelo vaqueiro o mesmo é automaticamente desclassificado e fica suspenso das competições oficiais por um certo tempo , conforme julgamento .
      Também nas Vaquejadas Oficiais os bois correm no máximo 2x …. Antes de Criticar conheça melhor
      A vaquejada oficial conta também com 3 juízes de bem estar animal …
      Defendemos que seja regulamentada sim , e que assim Todas sigam as normas , pois assim as clandestinas ou fora das normas sejam extintas .

  3. SAFIRA VALENCA BISPO 7 anos atrás

    Parabéns pela nota

  4. Samilli Ferro 7 anos atrás

    Muito bom! Parabéns pela nota.

  5. Ulysses Cecato 7 anos atrás

    Oi Célia e demais Zootecnistas, boa tarde.
    Poderíamos publicar essa nota em jornais nas diferentes regiões do Brasil… Isto serviria para mostrar o pensamento de nós, acredito, que a maioria dos Zootecnistas, tu nosso nome e da ABZ, grato um bom final de semana – Abrs Ulysses.

  6. Renato Guilhermy 7 anos atrás

    Parabens ABZ!
    ????????????

  7. Dudu 7 anos atrás

    Parabéns a ABZ pela excelente nota onde se põe a disposição de todos os interessados na solução dos problemas advindos da prática dos esportes onde se faz necessário a presença de animais. Assim é que se resolvem os problemas com debate sério e consequentemente sem preconceito e sem qualquer forma de imposição que não seja o bem estar animal e humano.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?