Um projeto que promete otimizar a produção de peixes e camarões desenvolvido por três universitários irá representar o Brasil na etapa global da Imagine Cup, uma espécie de Copa do Mundo da tecnologia. A técnica foi desenvolvida por três estudantes de engenharia de controle e automação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para o início do projeto, os estudantes contaram com um direcionamento do zootecnista e diretor da Associação Brasileira de Criadores de Organismos Aquáticos (Abracoa), Manuel Braz. O projeto gera uma economia no custo operacional dos criadouros de até 30%. As informações são do G1.

O “UpFish”, projeto desenvolvido pelos estudantes da Unicamp, foi escolhido entre 199 projetos do país e, juntamente com o BubuDigital, desenvolvido na Paraíba, concorrerá com outros 58 projetos do mundo todo ao prêmio de U$ 100 mil e mentoria exclusiva com o CEO da Microsoft, Satya Nadella. A etapa mundial acontece em julho, em Seattle (EUA). A competição é promovida pela Microsoft e tem o objetivo de transformar projetos acadêmicos em startups de sucesso.

O sistema foi uma parceria entre os estudantes de engenharia de controle e automação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Alfredo Cavalcante Neto e Carlos Eduardo Milani, e o graduando em neurociência da Universidade Federal do ABC (UFABC) Elton Soares.

O PROJETO

Em desenvolvimento há quatro meses, o principal objetivo do UpFish é monitorar a produção de pescados a fim de ampliar a oferta mundial de alimentos e fortalecer o mercado interno.

O grupo desenvolveu uma solução integrada que funciona em três etapas: um dispositivo (hardware) é instalado no tanque de produção dos peixes, onde sensores captam dados sobre a qualidade da água, que são enviados para um software em uma “nuvem”. Com base nessas informações, são desenvolvidas soluções para corrigir eventuais necessidades da água e otimizar o processo de produção.

1 Comment
  1. Eulelio Juvencio 7 years ago

    Por favor estou pensando em criar Peixes para comercializar, quero saber se tem mercado para colocar a produção, estou na região de Guarulhos.
    Qual o tipo que tem mais aceitação no mercado?

    Obrigado;

    Eulelio

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?