A categoria dos zootecnistas está sendo representada por cinco profissionais da área nas eleições para a diretoria e conselho do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Os zootecnistas estão distribuídos entre três chapas, que serão votadas no dia primeiro de setembro, em Brasília, na sede do CFMV. A chapa eleita atuará no triênio 2017-2020.

Na primeira chapa, liderada pelo candidato à reeleição, Benedito Fortes de Arruda, o zootecnista Adeilton Ricardo da Silva, de Rondônia, concorre no cargo de suplente.

A segunda chapa, liderada pelo médico veterinário Francisco Cavalcanti de Almeida, conta com três zootecnistas na lista. Wendell Lima no cargo de conselheiro efetivo e os zootecnistas Fábio Holder e Paula Gomes Rodrigues como conselheiros suplentes.

Na terceira chapa, liderada pela médica veterinária Ana Elisa Fernandes, a zootecnia é representada por Walter Motta Ferreira, que concorre ao cargo de conselheiro efetivo.

PROPOSTAS

Até o fechamento desta matéria (15h), das três chapas concorrentes, apenas duas disponibilizaram nas redes sociais os seus planos de metas para o próximo triênio. Na chapa 20, que possui três zootecnistas na composição, o foco está em ações como o fortalecimento dos Conselhos Regionais, criação de ações políticas para defender os interesses da classe, modernização do sistema, integração de todas as ações e outros.

Nas propostas desta chapa, medidas exclusivas para a zootecnia também foram mencionadas, entre elas, criar uma assessoria política para defender, no Congresso Nacional, os assuntos de interesse zootecnia. Outra proposta é a de criar uma câmara técnica de zootecnia com o objetivo de analisar projetos e propor ações, visando o desenvolvimento da profissão. Uma terceira proposta ainda diz respeito a recomposição das comissões de zootecnia no sistema CFMV. Para ler todas as propostas da chapa 20, clique aqui.

A chapa, que conta com um zootecnista na composição, também disponibilizou suas propostas para consulta do público. Entre as medidas está a de que as deliberações do Conselho passarão a ser resultado de debates abertos e aprovação de fóruns do CFMV. Outra medida diz respeito a criação de fundo de apoio e suporte aos Conselhos Regionais.

Uma medida exclusiva para a zootecnia é a de integração dos zootecnistas nos processos decisórios e de representação, com inserção da identidade institucional da Zootecnia no plano de promoção e marketing, mídia e de registro documental do sistema de Conselhos. Para ler todas as propostas da chapa 30, clique aqui.

A reportagem não localizou o plano de metas da chapa 10, composta pelo atual presidente do sistema CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

VOTAÇÃO

A diretoria e os conselheiros do novo triênio serão eleitos pelos delegados dos Conselhos Regionais, por escrutínio secreto e maioria absoluta de votos. Na mesma reunião são eleitos os suplentes para o Conselho. Cada CRMV tem direito a três delegados-eleitores, sendo dois delegados-natos e um delegado-eleito.

Para ler a publicação do Diário Oficial da União com o deferimento das chapas, clique aqui. Para ler a convocação de eleição pelo CFMV, clique aqui.

CHAPAS

Confira abaixo todos os nomes que integram as chapas 10, 20 e 30.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?