COMISSÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA – CNEZ
Assunto: Conceito Preliminar de Curso – CPC

No dia 27 de novembro o Ministério da Educação divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC), índice gerado a partir da avaliação de vários indicadores, como titulação do corpo docente, infraestrutura de funcionamento dos cursos, organização didático pedagógica dos cursos, IDD e o Conceito ENADE. Portanto, é complexo e abrangente, e permite supor as condições de oferta dos cursos de graduação.

Calculado por meio de uma fórmula que leva em consideração diversos insumos, o CPC é considerado o retrato mais fiel da excelência e qualidade na oferta de um curso de graduação. Ele combina, em uma única medida, diferentes aspectos dos cursos, e leva em consideração o resultado dos concluintes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e dos ingressantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como as respostas ao Questionário dos Estudantes sobre a percepção das condições ofertadas pelos respectivos cursos para o processo de sua formação, considerando as dimensões infraestrutura e instalações físicas, oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional, e organização didático-pedagógica do curso avaliado.

As notas do ENADE, do ENEM e o resultado do Questionário do Estudante são utilizados, ainda, para o cálculo do Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que também faz parte do cálculo do CPC. Também são contabilizadas, como base para os cálculos, informações extraídas das IES no Censo da Educação Superior, como número de matrículas, titulação e regime de contratação dos docentes envolvidos nos cursos de graduação. Mais informações poderão ser encontradas na Nota Técnica)

No ano de 2016 foram avaliados 93 cursos de graduação em Zootecnia, sendo 79 oriundos de Instituições Públicas e 14 de Instituições Privadas de Ensino Superior. Mais da metade dos cursos (47 deles) atingiram o CPC 4 – numa escala que vai de 1 a 5. Apenas dois cursos de Zootecnia receberam nota máxima no CPC: o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), campus de Porto Alegre, e o da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), em Presidente Prudente – SP, sendo este o único curso a atingir por duas avaliações consecutivas o conceito 5, em 2013 e 2016.

Seis cursos de Zootecnia receberam conceitos 1 ou 2, estando os mesmos localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Todos os cursos de Zootecnia passarão novamente por avaliação em 2019, quando os estudantes concluintes deverão realizar a prova do ENADE, completando o ciclo trienal do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

Brasília – DF, 03/12/2017.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?