A Zootecnia brasileira acaba de ganhar um grande aliado na luta e defesa por um ensino de qualidade. O zootecnista Ronaldo Lopes Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi nomeado como o coordenador de Zootecnia e Recursos Pesqueiros junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com a nomeação, realizada no último dia 6, ele passa a coordenar as ações dos programas de pós-graduação das duas áreas em todo o Brasil. Ele fica no cargo pelo período de 2018-2022.

Para Ronaldo, que é um pesquisador respeitado na Zootecnia e coordenador do ensino de pós-graduação na UFBA, a nova posição é um desafio.

“Este desafio se torna ainda maior ainda dado o crescimento observado do sistema, justamente quando o fomento não registra seu melhor momento no que se refere à disponibilidade de recursos”.

Para Ronaldo e outros 48 profissionais que também foram nomeados em outras áreas, cabe a coordenação técnica das atividades dos consultores na recomendação, no acompanhamento e na avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu e nas demais ações voltadas para o desenvolvimento da pós-graduação nacional, exceto no caso de linhas de ação e programas que tenham comitês especiais próprios.

Para Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas, a nomeação de Ronaldo é uma conquista para a profissão.

“Além de elevada competência e autonomia intelectual, são qualificações imprescindíveis para exercer as funções de coordenador de área a dedicação especial e permanente disponibilidade. Ações que exigirão muito tempo e compromisso de Ronaldo. Por isso, é louvável que ele assuma este desafio, que tanto irá contribuir para a nossa formação”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?