O que pode surgir da mistura entre a Zootecnia e a Literatura de Cordel? Quem conhece este gênero literário não precisa pensar muito para responder. O resultado, é claro, são versos e rimas carregados de emoção para contar a história e a importância da Zootecnia e dos zootecnistas para o país.

Nesta quarta-feira (12), Dia Nacional da Arte, ninguém melhor que o zootecnista Denner Matos, da Bahia, para exemplificar a relevância da arte em todos os contextos, inclusive no agro. Aos 26 anos, Denner é, além de zootecnista e mestrando em Ciência Animal, cordelista em tempo integral. A ideia de associar a profissão com o hobby da literatura em cordel veio como ferramenta alterativa para divulgação da profissão.

(Foto: Arquivo pessoal)

“É comum ouvirmos perguntas do tipo ‘Zoo o quê?’; ‘Que curso é esse?’; “Trabalha em zoológico?”. São questões que eu e diversos colegas de profissão respondemos diariamente. Com isso, pensei: ‘De que maneira posso estar divulgando o curso de Zootecnia, o que nós fazemos, mas de uma forma diferente?’, lembrou Denner.

Hoje, ele recita os cordéis que escreve em seu canal no YouTube (Cordel Animal) e, também, em vídeos publicados em seu Instagram. Denner conta que começou a associar o cordel e a Zootecnia em 2018. De lá para cá, diversas obras nasceram e foram compartilhadas com o público.

Canal foi criado neste ano (Imagem: Divulgação)

“Podemos utilizar o cordel, popularizar o conhecimento de forma lúdica, utilizar a linguagem popular como uma das formas de realizar a divulgação científica, com seus os versos e rimas, levando para as escolas, valorizando a cultura popular nordestina e mostrando ao leitor que a Zootecnia está no nosso dia a dia e que a literatura de cordel ainda vive. É um ato de aprender se divertindo”.

Os temas para os cordéis são variados, mas a grande maioria permeia cenários que envolvem a profissão. Denner já fez versos sobre a palma forrageira e os cultivares. Tem um, também, sobre os mitos da produção animal, como o frango com hormônio. Os versos mesclam informação e bom humor.

A ideia para entrar neste mundo literário veio quando Denner assistia um programa da TV local há dois anos. Depois de começar a se arriscar na área por conta própria, recebeu incentivo do professor e cordelista Elton Magalhães.

“Ele vem me ajudando, dando dicas na escrita do cordel, principalmente na métrica e nas inúmeras formas de desenvolver o mesmo”, finaliza, desejando que tenhamos mais “Patativas, Arianos, Braulios Bessas e Octávios Domingues”, fazendo menção a grandes nomes do cordel e literatura nordestina, além de fazer referência a um dos pais da Zootecnia.

Para acompanhar Denner no YouTube, clique aqui. E no Instagram, clique aqui.

2 Comments
  1. Denner Matos Roma 4 years ago

    Muito obrigado,de coração 😍. Nem sei o que dizer

  2. Ézio Mota 4 years ago

    Grande Denner!
    Parabéns pelo seu profissionalismo também no Cordel!
    Muito bom.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?