Nos últimos dias, a discussão sobre abates de animais voltou a ganhar força nas redes sociais. O assunto, que sempre foi motivo de polêmica, principalmente entre veganos e vegetarianos, voltou à pauta popular com duas atitudes de famosos envolvendo animais.

À esquerda, o chef Henrique Fogaça e à direita o apresentador Rodrigo Hilbert. Ambos se envolveram em polêmicas recentes envolvendo animais (Fotos: Divulgação)

O primeiro caso envolveu o apresentador Rodrigo Hilbert, que, na primeira semana de março, abateu um filhote de ovelha em seu programa Tempero de Família. Na época, o canal GNT, detentor do programa, optou por cortar outras cenas em que Rodrigo também aparecia abatendo outros animais devido a repercussão negativa do material na web.

Agora, a polêmica ganhou mais força e envolve o chef Henrique Fogaça, conhecido por sua participação no reality show gastronômico MasterChef Brasil. Na última segunda (28), o cozinheiro publicou a foto da carcaça de um porco em sua conta oficial do Twitter. A imagem, assim como no caso de Rodrigo, repercutiu e gerou debates no perfil do cozinheiro.

CONTRAPONTO

Para muitos, ambos os casos foram vistos como um choque de realidade. As discussões, em sua maioria, falavam sobre a ética envolvendo a exposição do abate ou do animal já abatido. Alguns internautas ponderaram:

Em um artigo publicado no dia 29, o economista Rodrigo Constantino ironizou: “Chef ‘choca’ o mundo ao mostrar que o bacon não cai do céu nem brota do solo”.

“Sim, eu não gosto de ver essas imagens. Entendo que carneiro, porco e galinha não são como meus queridos cachorros. Tenho três patos de “estimação” também, que vêm se alimentar na minha casa todo dia. Mas daí a ficar horrorizado com animais mortos para nossa refeição vai uma longa distância”.

POSICIONAMENTO

Após a polêmica envolvendo o abate, Rodrigo Hilbert se manifestou oficialmente no Facebook e pediu desculpas pela veiculação da cena. “Vou levar isso tudo como aprendizado”.

Já o Chef Henrique Fogaça não se manifestou oficialmente sobre o caso.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?