Em 1966, em Uruguaiana (RS), era fundada a primeira faculdade de Zootecnia. Dois anos depois, no dia 4 de dezembro de 1968, a profissão de zootecnista era regulamentada. Mais de vinte anos se passaram até a criação da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). No dia 24 de setembro de 1988, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, foi realizada uma assembleia, presidida por Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa, onde foi decidida a fundação de uma entidade para os zootecnistas do país.

O primeiro passo, então, foi a elaboração e a discussão do estatuto da entidade, o que culminou com a eleição, por aclamação, da sua primeira diretoria executiva, composta por: Presidente – Luiz Augusto Müller; Vice-Presidente – Reginério Soares de Faria; Secretário Geral – Sérgio Sanvastano; Tesoureiro – Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa. O Conselho Fiscal Efetivo foi composto por: Clóvis Marcello de Sá e Benevides Filho, José Paulo de Oliveira e Dagoberto Silveira da Conceição Júnior. O Conselho Fiscal Suplente teve como membros: Isac Maggi Kras Borges, Cristina Piazza Treu e Francisco Assis Nunes.

No dia 25 de Outubro de 1988, ocorreu a primeira reunião da diretoria executivada associação, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, onde passou a funcionar a sede da ABZ. A primeira medida encaminhada pela diretoria, foi a de levar aos colegas do país a notícia da criação da associação, bem como sensibilizar a todos sobre a importância da filiação à entidade. Para isso, foi criado um folder, com informações sobre a ABZ e uma ficha de inscrição para o primeiro cadastramento de sócios da entidade.

Na edição 02 da Revista Zootecnista Brasileira, você confere toda a história da ABZ e as conquistas dela para a profissão. A matéria completa está disponível a partir da página 12. Acesse aqui.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?