(Foto: Caio Budel/ABZ)

Zootecnistas de todo o país participaram, nesta quinta feira (30), da Assembleia Geral da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). O encontro ocorreu no último dia de realização do Zootecnia Brasil, em Goiânia, Goiás.

Durante toda a manhã e parte da tarde, os zootecnistas debateram temas de interesse da categoria. Antes, porém, a diretoria da ABZ realizou uma prestação de contas desde quando assumiu a associação, em setembro do ano passado.

DEBATE

Entre os temas debatidos na assembleia esteve a realização do Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec). Os profissionais avaliaram uma proposta para realização do encontro em Castro, no Paraná. Entretanto, ainda há a necessidade de realização de um estudo mostrando a viabilidade do evento na cidade. Um planejamento prévio foi apresentado pela zootecnista Verônica Vianna, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Verônica (Foto: Caio Budel/ABZ)

“Como muitos apontamentos foram feitos sobre a logística do local, vamos aguardar o estudo de viabilidade para decidirmos em seguida. Se for recusado, um novo edital será aberto os interessados em apresentarem propostas”, explicou Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da associação.

No encontro, também foi apresentado a situação atual da organização do Zootec 2019, que será realizado em Uberaba, Minas Gerais, através de uma parceria entre a ABZ, Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU). O tema do ano que vem será inovação para o campo na capital mundial do Zebu.

Os debates também envolveram articulações para o envio do projeto do sistema próprio de conselhos da Zootecnia para o Congresso Nacional, além de outros temas, como a criação da Academia Brasileira de Zootecnistas, Olímpiada Brasileira de Conhecimento em Zootecnia, Museu Online da Zootecnia e Revista Zootecnia Brasileira.

Envie uma Resposta