A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) vem a público manifestar apoio à iniciativa do Deputado Federal Severino Pessoa (Republicanos/AL) e em desfavor do ofício, emitido nesta semana pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFEAB), que visa a retirada de tramitação do PL 4594/2021, que altera a lei nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968.

Para a ABZ, o PL corrige a distorção história do dispositivo da letra “c” da lei 5.550/68, assegura os direitos adquiridos e oferece dispositivo que garante formação adequada aos agrônomos e médicos veterinários em formação em benefício da prestação de servicos de qualidade à sociedade.

“O PL 4.594/2021 é uma iniciativa articulada pelo zootecnista Cleber Medeiros de Alagoas e não foi originalmente proposto pela ABZ, mas recebido e sustentado a partir de seu protocolo na Câmara dos Deputados”, afirma Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da ABZ. “Afinal, ele reflete o anseio da categoria há 53 anos”.

Porém, reforça Ribeiro, instituições como o CONFEA e a CONFEAB dizem que ele quer “limitar a atuação dos agrônomos e médicos veterinários nas competências próprias dos zootecnistas”, o que não é verdade.

“Essa afirmação é uma falácia inescrupulosa que não fortalece o diálogo institucional, pois o projeto busca oferecer equiparação ao processo de formação de novos estudantes das respectivas categorias citadas a dos zootecnistas”, explica. “Isso é feito em benefício da qualidade dos serviços prestados à sociedade, aos produtores e ao país. Estamos resguardando direitos aos profissionais já inseridos na atividade, incluindo os alunos com matrículas ativas nas respectivas escolas de formação”.

Logo, a ABZ enxerga que, iniciativas dessa natureza, o propósito dessas instituições reclamantes consiste em promover a submissão do zootecnista a seu controle, sem se dispor para o diálogo republicano para construir caminhos que fortaleçam a unidade e o papel desses profissionais para o país.

A Zootecnia não é um “puxadinho”; é uma ciência que fundamenta um campo de saber essencial às relações do homem com os animais e contribuiu para aperfeiçoar as utilidades e serviços que os animais podem dispor aos humanos.

Seu apoio importa. Contribua com a defesa da Zootecnia e associe-se à ABZ.

1 Comment
  1. Guilherme Minssen 2 years ago

    CONFEA e CONFEAB mentem propositadamente em seu benefício.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?