O novo estatuto da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), aprovado durante em Assembleia Geral Extraordinária no último Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), em Uberaba (MG), apresentou a nova estrutura de gestão institucional da entidade, descrevendo os órgãos administrativos, fiscalizadores e consultivo, além dos órgãos suplementares e assessorias técnicas.

“Esta foi uma mudança muito importante do estatuto, que traz de maneira mais clara o funcionamento detalhado da associação e a importância de cada órgão para o funcionamento dos trabalhos da ABZ”, explicou o presidente da associação, Marinaldo Divino Ribeiro.

São órgãos de administração, fiscalização e consultivo da ABZ: a Assembleia Geral; Conselho Consultivo; Diretoria Executiva; Diretorias Estaduais; e Conselho Fiscal.

Para realizar os fins a que se propõe, a ABZ poderá, conforme a disponibilidade de recursos para manutenção, dispor das seguintes assessorias: Jurídica; de Comunicação; e Contábil.

São órgãos complementares da ABZ: Academia Brasileira de Zootecnia; Museu de Zootecnia; Ouvidoria; Fórum Nacional de Entidades de Zootecnistas; Fórum Nacional de Coordenadores de Ensino de Zootecnia; e a ABZ Jovem.

“As assessorias jurídicas, de comunicação, contábil e diretorias estaduais funcionarão a partir do momento que suas funções forem designadas pela Diretoria Executiva. Ao incluir as assessorias mencionadas no estatuto a Diretoria Executiva passa a ter lastro legal para as respectivas contratações e ao mesmo efetuar os devidos pagamentos”, ressaltou o presidente.

Uma observação importante que passou a ser exigência configurada no estatuto é a de que para assumir e permanecer exercendo qualquer cargo ou função de administração, fiscalização, consultivo ou de gestão em algum dos órgãos complementares o sócio deverá estar e manter-se regular com a sua anuidade perante a entidade.

Com a nova organização de gestão institucional, a ABZ institucionaliza as decisões de assembleias anteriores que aprovaram a criação da Academia Brasileira de Zootecnia, o Museu de Zootecnia assim como os Fórum Nacionais de Entidades de Zootecnistas e de Coordenadores de Ensino de Zootecnia.

“A Academia e o Museu estão fase de implementação e os fóruns já existentes há anos até então não eram institucionalizados, o que em muitas situações causavam restrições de uso e aplicações de recursos e gerava insegurança da sua realização ainda que eles tenham regulamentações próprias de funcionamento”.

Dois novos órgãos complementares importantes que foram incorporados são: a Ouvidoria, que tem por objetivo ser o órgão de ponte entre a ABZ, seus sócios e a sociedade para dúvidas, críticas, sugestões, elogios e busca de soluções para as diversas demandas rotineiras; e a ABZ Jovem, que tem funcionado como projeto e busca representar o coletivo dos estudantes de forma sedimentada, politicamente representativa e formativa de novas lideranças para o futuro da Zootecnia Nacional, bem como permite a ABZ apoiar com subsídio suas ações institucionais.

O novo estatuto da associação pode ser acessado neste link.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?