(Foto/Reprodução: Ascom/CFMV)

Uma comissão de integrantes da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) voltou a se reunir com a diretoria do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para apresentar demandas da Zootecnia. O encontro, realizado ontem (21) em Brasília, na sede do Conselho, contou com a participação do presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro, do vice-presidente, Cássio José da Silva, do presidente do CFMV, José Cavalcanti, e do vice-presidente Luiz Carlos Barboza Tavares. Membros do Conselho do CFMV e das assessorias jurídicas de ambas as instituições também estiveram presentes.

“A reunião contemplou os assuntos de pauta e oportunizou espaço para que cada instituição pudesse expor seus anseios e procedimentos de forma a buscar eliminar arestas no processo de comunicação na perspectiva de construir ações efetivas em benefício das categorias profissionais albergadas no sistema CFMV”, explicou Marinaldo.

(Foto/Reprodução: Ascom/CFMV)

No encontro foram debatidos os encaminhamentos resultantes do 51º Fórum Nacional de Entidades de Zootecnistas; conjunto de resoluções do CFMV que impactam a ação dos zootecnistas; assessoria parlamentar do CFMV; e eleições de 2020 para o Conselho.

Segundo Marinaldo, o encontro teve um caráter introdutório aos pleitos que foram apresentados e debatidos. Agora, um segundo encontro será realizado, em março deste ano, para que as duas instituições possam acompanhar o andamento das ações delineadas no encaminhamento das reflexões coletivas construídas

“Queremos alinhar o aperfeiçoamento da nossa comunicação institucional”, frisou Marinaldo.

AÇÕES

Dentre as ações a serem empreendidas que serão alvo de acompanhamento institucional na próxima reunião, está a implementação dos encaminhamentos do 51º Fórum Nacional de entidades de Zootecnistas, envolvendo, por exemplo, questões como o aperfeiçoamento das relações institucionais com ampliação do diálogo entre o Conselho e a ABZ e os representantes da Zootecnia inseridos no sistema.

“Vamos debater também o clareamento das responsabilidades e atribuições profissionais dos zootecnistas e médicos veterinários, para que tanto a ação administrativa e deliberativa, assim como a comunicação oficial do Conselho, atenda em igual condição as duas categorias”.

Outros temas a serem debatidos são:

– Ampla revisão das regulamentações relativas à anotação de Responsabilidade Técnica, com participação isonômica das categorias nas reflexões, em que se privilegie as competências profissionais;

– Incorporarão à ação parlamentar do Conselho às demandas da Zootecnia sob a mesma égide de tratamento dadas àquelas da Medicina Veterinária, tendo a manifestação formal da Câmara Técnica de Zootecnia e da ABZ;

– Aprofundamento as reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em Zootecnia em parceria com o Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Graduação em Zootecnia e a reunião Nacional de Ensino em Zootecnia.

– Aprofundamento das reflexões sobre o princípio da isonomia e proporcionalidade representativa na composição da gestão e comissões do Conselho.

– Ação da assessoria parlamentar e institucional constituída do CFMV;

– Desdobramentos do processo eleitoral para a gestão do Sistema CFMV.

1 Comentário
  1. Guilherme Minssen 4 anos atrás

    Como é bom se sentir bem representado pelos colegas.

    Muita gratidão.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?