O acadêmico de zootecnia Leandro Sabei, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão, participou da edição deste ano do London International Youth Science Forum (LIYSF), o maior e mais prestigioso fórum científico juvenil organizado no mundo. A participação de Sabei no evento foi possível através da credencial que ele recebeu como prêmio no Congresso Brasileiro de Zootecnia, em 2016, em função do trabalho dele e de colaboradores ter sido selecionado como o melhor na área de ensino e extensão. A premiação foi resultado de uma parceria entre o Zootec 2016 e a Rede POC.

(Foto: arquivo pessoal)

“Quando recebi a premiação como resumo destaque na área de extensão, a qual era a oportunidade de participar do London International Youth Science Forum (LIYSF) em Londres, fiquei muito satisfeito com o reconhecimento do trabalho. Neste momento começava uma nova jornada, trabalhar para conseguir os recursos suficientes para o tão esperado evento”, explicou Leandro.

O LIYSF foi idealizado em 1959 pelo Imperial College, a 3ª maior universidade do Reino Unido e uma das melhores do mundo. O objetivo do encontro, que reúne anualmente 450 estudantes de 65 países, é o de promover o interesse dos jovens de todo o mundo pela ciência. Para o acadêmico de zootecnia, o LIYSF proporciona, de maneira intensa, a disseminação do conhecimento e pensamento crítico sobre o que se pode fazer para gerar mudanças positivas em relação ao desenvolvimento humano. As diversas atividades, como visitas nas Universidades de Oxford e Nottingham, além de inúmeros museus e pontos turísticos, proporcionam um enriquecimento cultural e histórico, fortalecendo o processo de formação pessoal.

“O evento proporciona aos participantes, sejam eles professores, alunos ou pesquisadores, a superarem seus próprios desafios, vencendo barreiras e traçar novos objetivos, servindo de fonte de inspiração para instigar novos conhecimentos”.

PARCERIA ABZ E REDE POC

De acordo com Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas, a parceria entre a Rede POC e o Zootec foi um grande passo para proporcionar o desenvolvimento de estudantes. Implementada em 2016 em caráter experimental, hoje a parceria será oficializada para os próximos congressos.

Leandro recebendo a premiação no Zootec de 2016 (Foto: ABZ/Ascom)

“Vamos renovar a parceria agora de forma institucional entre a ABZ e a Rede POC para a edição 2018 do Zootec, com ampliação de áreas contempladas e para o desenvolvimento do projeto Olímpiadas do Conhecimento em Zootecnia”.

Em sua participação no LIYSF, Sabei apresentou pelo seu grupo o trabalho que rendeu a viagem: “Technical assistance in the dairy production of Sertão/RS: challenges and opportunities”. Além dele, participaram da produção do trabalho os acadêmicos Tiago Alexandre Spolti de Nardi e Frederico Trindade, orientados pela professora Rosangela Poletto e co-orientados pela professora Raquel Breitenbach.

1 Comment
  1. Edjane Pereira da Silva 6 years ago

    Boa noite!
    sou Edjane Pereira estou cursando o quarto semestre de Zootenia pela UNEMAT. Tenho muitas dúvidas a respeito de fazer públicação de resumo. Poderia dar alguma ajuda para que possa me ajudar?

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?