O mercado agropecuário brasileiro ganhará, nos próximos dias, um novo parceiro. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deverá assinar protocolo sanitário com a Malásia para que o Brasil exporte bovinos vivos destinados ao abate e à reprodução no país asiático. A previsão é que, em até 30 dias, técnicos do governo malaio que visitaram o Pará – principal exportador brasileiro de gado em pé – enviem relatório para viabilizar o início das negociações. A informação é da coordenadora-geral de Trânsito e Quarentena Animal do Mapa, Judi Maria da Nóbrega.

“Os veterinários ficaram muito satisfeitos com a estrutura e com os controles sanitários das unidades”, disse Judi. Atualmente, o Brasil tem 36 estabelecimentos de pré-embarques de animais vivos (EPEs). Do total, 16 estão no Pará.

De acordo com Judi, as condições sanitárias do país impressionaram tanto aos malaios que eles também pediram informações sobre a produção de búfalos e ovinos. Esses animais podem vir a ser incluídos no protocolo entre o Brasil e a Malásia.

De acordo com informações do Mapa, o país asiático está buscando diversificar seus fornecedores de gado vivo. Hoje, os malaios importam cerca de 250 mil cabeças/ano de bovinos vivos.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?