Começa em março a campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa 2016. Neste mês, apenas o Amazonas e o Pará vacinam os rebanhos de bovinos e bubalinos. Juntos, os dois estados têm 22,17 milhões de cabeças, o que representa pouco mais de 10% do rebanho brasileiro, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

(Foto: reprodução/SEAPEC/Fotos Públicas)

De acordo com a coordenadora-geral de Programas Sanitários do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Denise Euclydes Mariano da Costa, os produtores são os responsáveis pela vacinação dos rebanhos. Depois de vaciná-los, eles devem fazer uma declaração, contendo informações sobre a faixa etária dos animais imunizados e entregá-las nas unidades locais de atenção veterinária de cada um dos dois estados.

No Amazonas e no Pará a vacinação se inicia no dia 15. No Amazonas, devem ser imunizados os bovinos e bubalinos de 41 municípios que compõem as margens do Rio Amazonas. No Pará, apenas os rebanhos dos municípios de Faro e Terra Santa e parte de Juruti devem ser vacinados.

Segundo o Mapa, a maioria das unidades da Federação participa da campanha no mês de maio, conforme o calendário nacional de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?