As exportações de carne bovina in natura para os Estados Unidos já começaram. De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dois contêineres com o produto saíram de Mato Grosso do Sul com destino ao país. O primeiro deles foi embarcado na semana passada, em Bataguassu. O outro saiu de Campo Grande pouco tempo depois.

As negociações comerciais entre o Brasil e os EUA foram firmadas no começo de agosto, após anos de tentativas de acordo. Atualmente, segundo dados do Mapa, 14 estados livres da febre aftosa com vacinação estão aptos a vender carne in natura para o mercado norte-americano. Os Estados Unidos já são tradicionais importadores de carne industrializada do Brasil.

Os frigoríficos interessados em exportar carne bovina in natura para os Estados Unidos devem pedir a habilitação ao Mapa, desde que já tenham registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF).

O ministério verifica se a empresa cumpre os requisitos sanitários exigidos pelas autoridades americanas. Caso a empresa atenda a todos as exigências, o ministério indica o estabelecimento aos EUA, que então faz a homologação com base no acordo de equivalência. Depois disso, a exportação da carne bovina in natura é autorizada.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?