CFMV exclui zootecnistas de evento sobre alimentos de origem animal

Um evento organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) com o foco na segurança dos alimentos de origem animal vem causando polêmica entre os zootecnistas. Isso porque o encontro é destinado apenas para médicos veterinários, excluindo a categoria dos zootecnistas, que possuem formação específica em produção animal. A indignação dos profissionais também está associada à falta de representatividade do CFMV frente aos zootecnistas.

Na publicação do CFMV que divulga o evento no Facebook, os zootecnistas criticaram a postura do Conselho.

“É uma vergonha essa gestão do CFMV querer mascarar e esconder o papel do Zootecnista na produção de alimentos seguros e saudáveis. A produção de alimentos é uma área nata do zootecnista”, disse o zootecnista Wendell Lima.

“Felizmente esta gestão do CFMV que faz de tudo para esconder a Zootecnia já está perto do fim. Novos tempos para Zootecnia brasileira se aproximam”, disse Jalison Lopes.

“Como um conselho, que reúne duas profissões, pode representar apenas os interesses do seu presidente? A segurança dos alimentos de origem animal é de responsabilidade do profissional da Produção Animal, o zootecnista, em parceria com o profissional da Sanidade Animal, o Veterinário. Portanto, quando quiserem realizar fóruns, que façam sem corporativismo, levem em consideração a missão de cada função”, argumentou o zootecnista Carlos Leal.

FALTA DE ISONOMIA

Para o presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Ribeiro, não disponibilizar o evento para participação dos zootecnistas demonstra a falta de isonomia do Conselho no tratamento da zootecnia como profissão inserida no CFMV. Marinaldo relembra ainda que atividades que serão abordadas no evento são privativas ao zootecnista, como previsto na lei 5.550/68.

“Enquanto nosso sistema de conselhos próprios não é criado, nossa esperança está na mudança da presidência do CFMV com a eleição da nova diretoria”.

Mesmo com a pressão dos zootecnistas, o CFMV não se posicionou oficialmente sobre a polêmica e a participação no encontro, até o fechamento desta matéria (15h), continuava restrito aos médicos veterinários.

NOVA PRESIDÊNCIA

No início deste mês, os delegados dos CRMVs elegeram para a diretoria do Conselho a chapa encabeçada pelo médico veterinário Francisco Cavalcanti de Almeida. Ele assume a autarquia após o CFMV ter ficado 18 anos sob a liderança do médico veterinário Benedito Fortes de Arruda, conhecido durante a sua gestão pelos ataques a categoria dos zootecnistas.

Segundo o presidente da ABZ, a vitória da chapa de Francisco representa uma esperança para os zootecnistas. Em sua campanha eleitoral, Francisco apresentou um plano que incluía mais representatividade para os profissionais da categoria dentro do sistema. Para saber mais sobre a nova diretoria do CFMV, que ainda aguarda para ser empossada, clique aqui.

4 Comentários
  1. amir dal bosco 1 semana atrás

    Mais uma prova de que o Sr . Benedito desconhece o real papel do Zootecnista. Tenta puxar para sua classe o que é privativo dos Zootecnistas. Esquece de que seus próprios pares viam a deficiência do ensino da Zootecnia nos cursos de veterinária e criaram o curso de Zootecnia para formar profissionais realmente preparados para atuar na produção animal em todos os seus ramos e aspectos. Esperamos que se dignem a incluir quem de direito para frequentar o evento.

  2. Daiana Soares 1 semana atrás

    Uma vergonha essa postura! Desrespeito pela nossa profissão.

  3. Xisto 4 dias atrás

    Na verdade, creio que ele conheça muito bem o nosso papel, por isso faz de tudo para tentar ofuscar nossa profissão!

  4. resougui 22 horas atrás

    Parabens DR VETERINÁRIO BENEDITO FORTES DE ARRUDA, quando vc me processou por defender a zootecnia , nenhum zootecnista me defenceu ou te censurou. Parabens a classe mais omissa desta terra . voce ser BENEDITO ESTÁ DE PARABENS.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2017 Associação Brasileira de Zootecnistas
Desenvolvido por Agrobase
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account