Professores do curso de Zootecnia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Pontes e Lacerda, estão promovendo a primeira edição da Prova de Ganho de Peso a Pasto (PGP) da instituição. A iniciativa faz parte do projeto de pesquisa e extensão “Avaliação do desempenho de bovinos da raça Nelore”. As informações são do portal Folha Max, de Cuiabá.

Ao todo, oito fazendas do município e região participam da prova, que terá início no dia 31 de agosto. São 37 animais inscritos.

A PGP, como está sendo chamada a prova, consiste em submeter animais machos a um mesmo manejo e regime alimentar durante o período de prova. O objetivo é a avaliação de desempenho nas características de ganho em peso, peso final, biotipo mais adequado à produção de carne além da avaliação da carcaça por meio do uso de ultrassom. Os animais inscritos são puros de origem (PO), portadores de Registro Genealógico de Nascimento (RGN) e com variação de idade de no máximo noventa dias.

De acordo com o professor da Unemat e doutor em Zootecnia, Edson Júnior Heitor de Paula, entre as finalidades da prova está o teste e disponibilização ao mercado tourinhos com alto desempenho produtivo e com biótipo adequado a produção de carne, além de identificar entre os participantes aqueles de melhor desempenho no ganho em peso, no peso final e melhor conformação de carcaça a uma idade padronizada.

“Também pretendemos servir como um instrumento de seleção entre rebanhos, através do processo de avaliação posterior da fase de desmame; auxiliar nas avaliações e testes de progênies de reprodutores, principalmente daqueles que não dispõem de informações anteriores em testes de desempenho individual e possibilitar as avaliações de mudanças genéticas ocorridas nas populações envolvidas nas características selecionadas, através do acúmulo das informações zootécnicas”.

Serão 294 dias de prova. Durante este período, haverá três pesagens intermediárias e no dia 12 de abril de 2018, último dia da competição, será realizada a pesagem final e a avaliação visual. Os animais receberão classificações de Elite, Superior, Regular e Inferior. Para os classificados como Elite ou Superior, serão emitidos certificados de participação na PGP, com informações de identificação e de desempenho. Os 30 animais melhores classificados seguirão para fase de confinamento ou semi confinamento até a data da Expoeste, que acontece em agosto de 2018.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?