O Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) lançou no início deste mês uma plataforma virtual de análises laboratoriais para medir e gerenciar resultados. Trata-se do ESALQLab, que confere agilidade ao processo e facilita o produtor rural a tomar suas decisões de modo mais rápido e econômico.

“Um dos pilares da universidade é exatamente esse, de apoio as cadeias produtivas, e temos certeza que podemos contribuir com a cadeia do agro melhorando a sua produtividade e consequentemente contribuir com o seu sucesso”, afirma Laerte Cassoli, engenheiro agrônomo e gestor da iniciativa.

Segundo Cassoli, o laboratório já contava com uma forte estrutura laboratorial, tecnologia e conhecimento.

“Focamos em disponibilizar tudo isso para a comunidade, de forma simples com o objetivo de democratizar o acesso a informações que auxiliem os gestores na tomada de decisão”.

O ESALQLab já disponibiliza um pacote de análises bromatológicas para silagem de milho utilizando o método de infravermelho (NIRS), que foi desenvolvido e validado segundo as diretrizes da ISO 12.099 para silagens produzidas no Brasil.

“Isso significa resultados mais rápidos, com custo muito inferior aos métodos químicos tradicionais, mas principalmente mais precisos. Termos nosso NIRS validado para as nossas condições locais é um motivo de orgulho para nós”. Além disso, oferece um amplo escopo de análises bromatológicas, tanto para projetos de pesquisa da comunidade acadêmica, como para o setor produtivo.

A novidade do processo é o novo sistema de informação, que otimiza o acesso aos resultados e agiliza a tomada de decisão.

“O usuário poderá acessar os resultados via Portal ESALQLab e também via aplicativo para celular. Em breve teremos também o BenchLab, em que poderá ser feita uma análise comparativa e ranking da qualidade nutricional dos alimentos analisados pelo laboratório”.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?