O sonho dos zootecnistas de terem seus próprios conselhos regionais e federal está um passo mais próximo de se tornar realidade. Recentemente, o deputado federal André Amaral (PMDB/PB) requereu a Câmara dos Deputados o envio de Indicação ao Poder Executivo, por intermédio da Casa Civil da Presidência da República, sugerindo o encaminhamento, ao Congresso Nacional, de um projeto para a criação do CFZ e dos CRZ’s. O pedido foi apresentado após o parlamentar conhecer a luta da categoria através do diretor da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) na Paraíba, Wendell Lima.

História: entenda a luta pelo CFZ e CRZ’s

“A consolidação dessa profissão só será alcançada com a criação dos Conselhos Federal e Estaduais de Zootecnia, desvinculando-os dos profissionais das áreas de Medicina Veterinária e Agronomia e restringindo o exercício profissional àqueles que detêm a formação específica”, disse o deputado.

Há 13 anos, a ABZ se esforça para sensibilizar o Governo Federal sobre a importância dos conselhos para os profissionais. Antes do pedido de André, o último avanço de um projeto para a criação tinha acontecido em 2014, quando uma proposta foi entregue à Casa Civil.

“Entendemos que essa demanda é muito justa, pois na audiência que tivemos em 2004 com o então Ministro do Trabalho Ricardo Berzoini, acompanhados pelo Deputado Osmar Serraglio e representantes dos Arquitetos e Urbanistas e dos Técnicos Agrícolas pleiteando a criação de nossos Conselhos, resta apenas o encaminhamento do projeto da Zootecnia. Os Arquitetos e Urbanistas já criaram o conselho deles em 2010, os Técnicos Agrícolas já estão com PL em andamento e falta somente o encaminhamento do Projeto da Zootecnia”, explica Ézio Mota, vice-presidente da ABZ.

Agora, o pedido de André deve ser avaliado para um possível avanço junto ao Poder Executivo.

1 Comentário
  1. Parabéns ao esforço incansável desta entidade que muito tem contribuído para o fortalecimento da zootecnia brasileira!

    Que este homem público possa ser reconhecido por suas ações em favor destas profissionais que muito revolucionam e contribuem para o PIB brasileiro.

    Profissionais estes que matam um leão por dia na defesa do seu campo de trabalho para poderem manter seus sustentos e de suas famílias.

    À Zootecnia o que lhe pertence por suas habilidades e competências!

    Tempos modernos, onde informações revolucionam diária e continuamente a atuação técnica no mercado, pedem profissionais dinâmicos, direcionados e capacitados para garantir o resultado econômico a atividade.

    Assim caminha a ciência e o homem na busca por maior eficiência e qualidade em suas ações.
    Assim deverão caminhar os profissionais que desejarem alinhar seus sonhos ao campo de atuação e ao mercado de trabalho.

    Vivemos a cadeia produtiva animal todos os dias de nossas vidas. Assim é a Zootecnia!

    Que venham os novos tempos!

    Sucesso e apoio incondicional ao Dep Fed. André.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?