Um dos palestrantes confirmados no XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), é o zootecnista e vice-presidente de Alimentação Sustentável da World Wide Fund for Nature (WWF), Carlos Saviani. Ele vai debater com os participantes do congresso assuntos relacionados à produção sustentável de alimentos. A participação de Saviani acontecerá na palestra magna de abertura do segundo dia de evento, na terça feria (23). O professor-doutor José Graziano da Silva, diretor mundial da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), também debaterá o assunto durante a palestra.

Atualmente, Saviani lidera os esforços da WWF para promover a produção e consumo sustentável de carne, frutos do mar e produtos lácteos. Em sua palestra, ele vai abordar os impactos da produção de alimentos para o planeta, a atuação da WWF nesse campo, os avanços obtidos na sustentabilidade da pecuária, os futuros desafios do setor e o papel do zootecnista neste sistema.

“A agropecuária precisa de toda a natureza que temos e dos ecossistemas que a fornecem serviços importantíssimos como reciclagem e proteção da água, proteção contra extremos climáticos, captura de CO2, controle de pragas e doenças, polinização de plantações e pomares, etc. Sem falar no direito social de operar, pois a sociedade espera que o setor agropecuário proteja e não destrua a natureza do país”.

Na opinião de Saviani, para aumentar a produção sustentável de alimentos, é necessário que os produtores sejam mais eficientes no uso das terras já abertas, dos recursos naturais e dos milhões de hectares já disponíveis de pastagens.

“É aqui que entra o zootecnista. Com todo o seu conhecimento técnico, gerencial e estratégico em como aumentar a produção de uma forma mais eficiente e sustentável. Acredito que os zootecnistas, assim como os agrônomos, podem ser os maiores agentes de sustentabilidade do pais”.

Além de Saviani, outros 51 palestrantes já estão confirmados no Zootec deste ano. Para conferir a lista completa, clique aqui. Para se inscrever, clique aqui.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?