A baixa produtividade leiteira de bezerras, novilhas e vacas é um ponto que precisa, a cada dia, despertar mais atenção dos produtores. Para o doutor em ciência animal, Flávio Portela Santos, colocar animais que não estejam produzindo à venda pode ser uma forma de reduzir esse descompasso e colocar dinheiro no bolso, desde que o mercado esteja comprador. O profissional falou sobre o tema em entrevista à revista Mundo do Leite.

Segundo Flávio, técnicos especializados em sistemas intensivos de produção de leite recomendam que 65% do plantel sejam de vacas adultas e, destas, 83% devem estar em lactação. Para chegar a essa proporção e mantê-la, o produtor tem de perseguir algumas metas, como um bom manejo.

“O manejo das novilhas tem de ser muito bem-feito para que aos 15 meses elas estejam no peso ideal para a cobertura – assim, o primeiro parto ocorrerá aos 24 meses de idade”.

Outra meta que deve ser levada em conta é que as vacas paridas devem estar prenhes 90 dias após o parto para que o intervalo entre partos seja de 12 meses e a produção de leite se estenda por dez meses, restando os dois meses que antecedem o parto ao período seco.

“Cumprir esses requisitos implica ter um bom manejo reprodutivo e nutricional, mas requer também vacas com genética apropriada para a produção de leite”.

Para que uma novilha possa parir aos 24 meses, o manejo nutricional e sanitário é de extrema importância para não atrasar a condição corporal ideal para a primeira cruza. Dieta equilibrada, com fibra e energia, proteínas e minerais, proporciona bons resultados.

“Aos 60 dias os animais têm de atingir o dobro do peso ao nascimento. Aos 13 meses, devem estar com 50% do peso adulto, para poder começar o trabalho reprodutivo com 14 para 15 meses de idade. Aos 24 meses, época do parto, o peso deve ser de 85% do animal adulto”, explicou à Mundo do Leite o zootecnista e consultor Renato Nogueira.

No caso de novilhas da raça holandesa, isso significa um ganho de peso diário de 700/800 gramas.

“Se o animal ficar um mês sem ganhar peso, terá de ganhar o dobro em um outro mês ou atrasar a idade do primeiro parto – ou, o que é pior, vai parir com peso menor”,

Segundo ele, muitos produtores pecam por acreditar que a meta de peso termina com a inseminação.

“O objetivo é o peso adequado ao parto, cuidando para que o ganho de peso na fase pré-púbere não exceda 850 gramas por dia em vacas holandesas”. O valor do peso adulto é obtido com a média de peso das outras vacas adultas do rebanho com mais de três partos.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?