(Reprodução: Forbes)

Seis mulheres zootecnistas ganharam destaque em lista produzida e divulgada recentemente pela tradicional revista Forbes Brasil. As profissionais aparecem entre as 100 mulheres mais influentes do agro em seus respectivos setores de atuação. A lista foi criada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado há pouco tempo.

Na publicação, a Forbes explica que procurou selecionar representantes do movimento de mudança no campo. E que por meio das mulheres citadas, o objetivo foi homenagear as demais mulheres que atuam no agronegócio.

Confira, abaixo, as zootecnistas que compõem esta edição da lista.

CINTIA LABUSSIÈRE NAKAYAMA

(Reprodução: arquivo pessoal)

A Aquabio (Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática) tem na presidência Cintia Labussière Nakayama, zootecnista e, também, professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Criada em 2002, a entidade representa a comunidade acadêmica científica da área, reunindo professores, universitários, pesquisadores, extensionistas, técnicos e estudantes de pós-graduação. Cintia é pós-doutora pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e por sete anos foi diretora do Laboratório de Aquacultura da UFMG.

EVELINE ALVES

(Reprodução: arquivo pessoal)

A zootecnista Eveline Alves, doutora em produção de ruminantes pela UFLA (Universidade Federal de Lavras), criou no Instagram o perfil Priori Agro. Hoje, ela tem cerca de 18 mil seguidores interessados em temas recorrentes em sua comunicação: o valor dos alimentos, os mitos e como a ciência tem respondido aos desafios da sustentabilidade no campo. Nas mãos da influencer, temas complicados para leigos se transformam em equações simples de entender.

FABIANA VILLA ALVES

(Reprodução: arquivo pessoal)

Zootecnista e doutora em ciência animal e pastagem. Integrou a equipe da Embrapa, na unidade Gado de Corte, que desenvolveu a inédita metodologia para a produção da Carne Carbono Neutro. No início deste ano, foi convidada pela ministra Tereza Cristina para assumir o cargo de coordenadora-geral de Mudanças do Clima e Agropecuária Sustentável, na secretaria de inovação e desenvolvimento rural. Integra, por exemplo, a equipe de analistas do Plano Operacional para o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono).

FERNANDA MACITELLI BENEZ

(Reprodução: arquivo pessoal)

Zootecnista e doutora na área de comportamento e bem-estar animal, vem formando uma legião de jovens estudantes como orientadora de teses na Universidade Federal de Mato Grosso. Além disso, integra o Grupo Etco (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal), criado na Unesp em 1983 e que tem como principal nome da ciência o professor Mateus Paranhos.

MARIA IRACLÉZIA DE ARAÚJO

(Reprodução: arquivo pessoal)

A zootecnista Maria Iraclézia de Araújo é presidente da Sociedade Rural de Maringá (PR), região com forte produção agropecuária. Está no quinto mandato, mas o primeiro foi em 2008, na época um fato inédito para uma mulher. Nascida no sertão do Ceará e filha de produtor rural, também foi a primeira mulher a se formar na Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, no Estado, tornando-se mais tarde também professora universitária.

SULA ALVES

(Reprodução: arquivo pessoal)

Sula Alves foi eleita no início deste ano coordenadora do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Conselho Mundial da Avicultura (IPC, sigla em inglês), com sede em Colonia, na Alemanha. São 31 países membros e mais de 53 associados, representando 88% da produção e 95% do comércio global de carne de aves. Sula é zootecnista, doutora em agronomia, pesquisadora da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e diretora técnica da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

Para conferir a lista das 100 mulheres, clique aqui.

6 Comentários
  1. Guilherme Minssen 3 anos atrás

    Que orgulho ser colega destas feras no agronegócio nacional.

  2. Thaís 3 anos atrás

    Parabéns a essas mulheres incríveis!😍❤️👏👏

  3. Vanice Mendes 3 anos atrás

    Parabéns a todas as Mulheres Zootecnistas guerreiras e poderosas! Mulheres fortes em tempos difíceis! #Juntassomosmaisforte.💚🙌🤝😍💚

  4. Sergio Denis López 3 anos atrás

    Beleza pura. Parabéns mulheres zootecnistas. A mulher destaca sempre em tudo aquilo que faz.
    Me sinto muito orgulhoso de ser seu colega. Um abraço forte. Nossos desejos de continuarem colheitando sucessos.

  5. Tania Santos 3 anos atrás

    Show!
    Que haja mais Zootecnistas nas próximas edições.

  6. José Everaldo Barbosa 3 anos atrás

    Parabéns a todas renomadas Zootecnistas !!!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?