A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa deve ser iniciada oficialmente na maioria dos estados brasileiros a partir de maio. Nesta sexta (15), a campanha começou em Rondônia. A imunização é obrigatória para os animais com idade até 24 meses e se estenderá até 15 de maio.

(Foto: reprodução/SEAPEC/Fotos Públicas)

Roraima é um dos estados que já está passando pela primeira fase de vacinação. De acordo com informações da Coordenação de Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), até o fim de abril, a previsão é que Roraima e Rondônia vacinem, juntos, cerca de 6,3 milhões de bovinos e bubalinos.

A Coordenação-Geral de Programas Sanitários lembra os produtores são responsáveis pela imunização do próprio rebanho. Depois de vacinar os animais, eles devem fazer uma declaração, com informações sobre a faixa etária dos animais imunizados, e entregar o documento nas unidades locais de atenção veterinária do estado.

Em março, a campanha contra a febre aftosa começou no Amazonas e no Pará. Juntos, os dois estados têm 22,17 milhões de cabeças (1,28 milhão o Amazonas e 20,88 o Pará), o que representa pouco mais de 10% do rebanho brasileiro, de cerca de 214 milhões de animais.

Veja aqui o calendário de vacinação.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?