A luta de mais de 50 anos pela criação dos conselhos federal e regionais de zootecnia ganhou mais dois aliados. O deputado estadual Jeferson Rodrigues e o deputado federal João Campos, ambos do PRB, declaram apoio à causa durante o 1º Fórum de Zootecnia de Goiânia, realizado no mês passado. O evento foi realizado através de articulações da Associação dos Zootecnistas do Estado de Goiás (AZEG) junto ao parlamentar Jeferson.

No encontro, os participantes debateram a importância e o crescimento da profissão em Goiás, além de discutirem as principais necessidades dos profissionais e relembrarem articulações que já beneficiaram a categoria.

“Já levamos até o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, os requerimentos dos zootecnistas do Estado de Goiás e buscamos fazer a profissão ser reconhecida em nível federal”, relembrou Jeferson.

Ao fim da reunião, ficou decidido que o deputado Jeferson Rodrigues, juntamente com o deputado federal João Campos, ambos do PRB, vão buscar, diretamente com o MAPA, mais apoio para que a profissão do zootecnista fique independente em seus conselhos tanto regionais quanto federais.

MAIS APOIO POLÍTICO

Em 2016, o deputado federal André Amaral (PMDB/PB) também declarou apoio à luta dos zootecnistas na criação dos conselhos. Ele requereu a Câmara dos Deputados o envio de Indicação ao Poder Executivo, por intermédio da Casa Civil da Presidência da República, sugerindo o encaminhamento, ao Congresso Nacional, de um projeto para a criação do CFZ e dos CRZ’s. O pedido foi apresentado após o parlamentar conhecer a luta da categoria através do diretor da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) na Paraíba, Wendell Lima.

Anterior a isso, em 2015, a deputada federal Julia Marinho indicou um projeto de lei que também favorece os zootecnistas, porém, em outra esfera. A parlamentar propôs o PL 1016/2015, que pretende corrigir um erro histórico na regulamentação da zootecnia. Se for aprovado, o projeto revogará a alínea “c” do artigo 2º da lei 5.500/68, que permite a utilização do título de zootecnistas por parte de engenheiro agrônomos e médicos veterinários (relembre o caso aqui). Atualmente, o projeto está aguardando liberação na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR).

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?