Mestrado em Zootecnia da UFC completa 40 anos

Desde 1977, o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC) vem formando mestres na área de produção e melhoramento animal e na área de Nutrição Animal e Forragicultura. Ao todo, já foram titulados 362 mestres nos programas ofertados.

De acordo com informações do Centro Ciências Agrárias da instituição, atualmente o curso conta com 11 docentes permanentes e 2 colaboradores, registrando 46 alunos matriculados. Os projetos de pesquisas desenvolvidos no programa estão distribuídos em diferentes linhas de pesquisa de duas áreas de concentração. Na área de Produção e Melhoramento Animal, as linhas de pesquisas são “Abelhas e Polinização”, “Manejo e Fisiologia da Reprodução”, “Melhoramento Genético Animal” e “Sistemas de Produção Animal (Aves, Bovinos de Corte e Leite, Caprinos e Ovinos, Suínos)”. Na área de Nutrição Animal e Forragicultura, estão as linhas de pesquisas “Avaliação de Alimentos Alternativos e Aditivos Dietéticos”, “Exigências Nutricionais” e “Produção, Conservação e Manejo de Plantas Forrageiras”.

Segundo o coordenador do Mestrado em Zootecnia da UFC, Ednardo Rodrigues Freitas, “a forte base acadêmica pautada por disciplinas que conferem formação sólida e os projetos de pesquisa de base científica e com aplicação prática têm possibilitado que os egressos do curso tenham plenas condições de complementar sua formação acadêmica e se inserir nas instituições de ensino superior do país como professores, atuar como pesquisador em empresas de pesquisa agropecuárias federais, estaduais ou privadas e, também, atuar como consultores autônomos e criar suas empresas agropecuárias de alta tecnologia”.

COMEMORAÇÃO

Em comemoração aos 40 anos do curso, será lançado nesta quarta feira (19), às 15h, o livro “A história natural de um polinizador: a abelha mamangava Xylocopa fontalis”, de autoria de Breno Magalhães Freitas, Cláudia Inês da Silva e Antônio Diego de Melo Bezerra.

O lançamento da obra, publicada pela Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (ABELHA), será no auditório do Departamento de Zootecnia (bloco 808 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2017 Associação Brasileira de Zootecnistas
Desenvolvido por Agrobase
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account