Cumprindo agenda em Brasília durante toda esta semana, integrantes da diretoria da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) estiveram no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural (Mapa) para solicitar a inclusão de zootecnistas nas Câmaras Setoriais e Temáticas do Ministério. Estes órgãos funcionam no sentido de assessorar o pasta e podem, inclusive, fazer proposições de políticas de regulação e orientação do setor produtivo a que se remetem.

Marinaldo Divino Ribeiro (à esquerda) e Cássio José da Silva (centro) reunidos com Francisco de Assis Mesquita Fortunato (Foto: Ascom)

De acordo com Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da ABZ, a solicitação vem de encontro a uma demanda iniciada em 2018, quando a associação lançou um formulário para recolher nomes de zootecnistas que tivessem interesse em integrar as câmaras.

“Nós conseguimos nomes de todo o Brasil e agora é a hora de articular a entrada destes profissionais. É importante termos zootecnistas participando das decisões destes órgãos, para que a nossa categoria não fique à margem de políticas para os setores”, explica Cássio José da Silva, vice-presidente da ABZ, que também participou da reunião.

No documento entregue aos representantes da Mapa, a ABZ solicitou participação de zootecnistas nas seguintes câmaras:

Setoriais

Animais de Estimação
Cadeia Produtiva de Aves e Suínos
Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos
Cadeia Produtiva de Carne Bovina
Equideocultura
Cadeia Produtiva de Leite e Derivados
Cadeia Produtiva do Mel e Produtos Apícolas
Produção e Indústria de Pescados

Temáticas

Agricultura Orgânica
Crédito
Seguro e Comercialização
Infraestrutura e Logística
Insumos Agropecuários

“As Câmeras da Cadeia Produtiva de Carne Bovina e Produtiva de Leite e Derivados não tem disponibilidade de vaga no presente momento, mas tendo recebida a demanda de participação institucional, a entidade entra para a lista de espera e quando possível ela é efetivada mediante processo de avaliação”, explica Marinaldo, lembrando que para as demais câmaras, a ABZ terá que aguardar a avaliação e sua aprovação pelo Conselho de Câmeras do Ministério.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?