NOTA PÚBLICA

A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), entidade representativa dos zootecnistas e estudantes de Zootecnia manifesta seu apoio irrestrito às apurações da Polícia Federal sobre a intitulada “Operação Carne Fraca” que trata da suposta venda ilegal de carnes adulteradas por frigoríficos, com participação de alguns fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Registra, todavia, que há muito trabalho sério sendo desenvolvido pelo setor, com controles internos e externos realizados por técnicos que complementam a fiscalização do MAPA.

Se por um lado ainda se admite que possam existir excessos por alguns atores envolvidos, não se podem desconsiderar todas as iniciativas científicas, tecnológicas e produtivas que caminham no sentido de garantir um contínuo aprimoramento e desenvolvimento responsável do agronegócio nacional. Estes esforços estão demonstrados nos impactos positivos deste segmento no PIB brasileiro e na exportação de alimentos para o mundo.

Os zootecnistas trabalham, juntamente com outros colegas de profissões correlatas e com empresas sérias que investem pesadamente no setor, para que alimentos de alta qualidade cheguem ao consumidor do nosso e de outros países parceiros. Atuam no desenvolvimento e na difusão de tecnologias que buscam cada vez mais aliar a segurança alimentar, as boas práticas produtivas, o bem-estar dos animais e a sustentabilidade social, ambiental e econômica.
Desta forma, a ABZ solicita que haja uma rigorosa verificação da veracidade das graves denúncias relativas a esta matéria, mas que um cuidado especial seja tomado para que não se veicule como se fosse uma regra, práticas inadequadas excepcionais na produção de alimentos no Brasil, pois este não é o paradigma adotado pelo setor.

Brasília, 18 de março de 2017

 

 

Zootecnista Célia Regina Orlandelli Carrer
– Presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas –
CRMV-SP 0493/Z

3 Comentários
  1. Geraldo T. Dos Santos 7 anos atrás

    Após colher as críticas positivas sobre a matéria sugiro que a mesma seja traduzida para o inglês e espanhol e encaminhada para divulgação.

  2. Márcio Cezar Carvalho 7 anos atrás

    Muito adequados os esclarecimentos da ABZ, nesse sério momento de convulsão na opinião pública. Assim como a Petrobrás, a Nuclebrás, a Indústria Naval, só para citar as principais, há um predominante descontrole da Economia que tem se refletido em insegurança jurídica e depreciação de ativos e commodities, numa conveniente dança de oferta dos ativos desvalorizados, e uma crescente procura por investidores internacionais que se aproveitam das barganhas. Nessa composiçáo de Legislativo e Executivo assaltando o Poder Representativo, com cobertura de parte do Judiciário, a espetacularização, que interessa à Mídia Empresarial para fazer caixa e dilatar prazos de seus débitos com o Governo, acaba por se tornar uma ferramenta de investimento especulativo, sob um manto de legalidade e institucionalidade, ainda que forjada… O Agronegócio brasileiro, que como todo segmente tem gente responsável, bandidos e especuladores, corre um sério risco de perder espaço internacional, pois se as grandes corporações perceberem que o boom é lucrativo, adeus segurança, adeus tecnologia, adeus contratos. É sobremaneira importante que a ABZ alargue seus horizontes de preocupações, talvez recorrendo a instâncias regulamentadoras das Câmaras de Comércio e suporte jurídico internacional, pois uma boa parte do nossos governantes já não merecem o menor crédito, e podem levar nossa economia na diteção do precipício. É lamentável, mas a situação de risco, criada por uma série de articulações desprovidas de representatividade constitucional, pode sim gerar desdobramentos catastróficos a partir de fatos pirotécnicos produzidos ou realçados por quem está interessado no descontrole do Mercado, para dar substância às taxas de remuneração de seu Capital. Parabéns à ABZ, mar urge que se eleve e aprofunde o nível dessa discussão com os parceiros internacionais, antes que eventuais desdobramentos negativos se acumulem.

  3. Severino Benone 7 anos atrás

    Com uma sucessão de disse me disse sobre a carne brasileira, pontos de vista técnicos, concisos e de fácil compreensão são fundamentais para dirimir dúvidas ao tão pouco esclarecido povo brasileiro. O posicionamento da ABZ é importante e comungo com a sugestão do Prof. Geraldo Tadeu na tradução e ampla divulgação aos diversos setores da sociedade.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?