Brasília, 06 de setembro de 2018.

Nota Pública da ABZ

 A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), entidade de classe profissional representativa dos Zootecnistas e estudantes de Zootecnia brasileiros, torna pública sua manifestação de repúdio ao posicionamento do senhor Eduardo Jorge, candidato a Vice-Presidente na “coligação unidos para transformar o Brasil” (REDE/PV), apresentado durante o programa Central das Eleições 2018 da GloboNews em que diz, quando indagado sobre o tema pecuária e vegetarianismo, “A minha objeção e a minha oposição à pecuária […] é porque, primeiro, do ponto de vista da saúde do planeta, ela é uma atividade nociva. É uma atividade altamente gás efeito estufa, altamente produtora de aquecimento global. Segundo, é uma atividade altamente nociva ao equilíbrio dos biomas, porque ela é uma destruidora de biomas. Terceiro, já está provado que a carne pode ser substituída com sucesso por proteínas vegetais com vantagens excepcionais para a saúde”.

O Senhor Eduardo Jorge, na condição de postulante à gestão do país, em que pese o respeito a opção de hábito alimentar de cada indivíduo, deve se informar melhor sobre a contribuição incontestável da pecuária para a geração de divisas, a empregabilidade das pessoas, o desenvolvimento do país e, sobretudo, a responsabilidade em contribuir com a garantia de vida com saúde das pessoas por ela ser fonte primária de produção de alimentos necessários à segurança alimentar e nutricional da população.

Para ratificar o equívoco da manifestação e a título de informação tem-se que o PIB do agronegócio participa com 23 a 24% do PIB nacional (MAPA, 2017) e responde por aproximadamente 20% do emprego no país (CEPEA/ESALq, 2016). Vale informar ainda à sociedade brasileira que nenhum sistema de produção ou atividade produtiva é desenvolvida em nosso país nos dias de hoje sem a devida observância dos protocolos nacionais e internacionais de garantia do bem-estar animal e de uso das técnicas adequadas para mitigar os efeitos ao ambiente causados pela criação animal ou que gere prejuízo ao planeta em que vivemos. É, portanto, desqualificada a postura e o posicionamento do candidato.

Associação Brasileira de Zootecnistas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Associação Brasileira de Zootecnistas
ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?