A partir de setembro deste ano, a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) contará com nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. A posse da nova equipe será realizada durante a 48º edição do Fórum de Entidades de Zootecnistas, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. Podem participar do evento profissionais da área e representantes de entidades de zootecnistas de todo o país, como membros de conselhos profissionais, instituições de ensino, sindicatos e associações.

A nova diretoria e novo conselho foram eleitos para o próximo triênio em assembleia realizada durante o XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), no final de maio. De acordo com Marinaldo Ribeiro, presidente eleito que encabeçou a chapa “Todos pela Zootecnia: juntos, somos mais fortes”, os planos da nova diretoria incluem aumentar a força política da associação. O plano de governo completo da equipe você pode ler aqui.

“Nossos planos já começaram na formação da chapa, que possui representantes em cada canto do Brasil e, principalmente, em Brasília, para conseguirmos mais visibilidade entre os colegas e termos uma facilidade maior de articulação política junto ao Congresso Nacional e à Câmara dos Deputados”.

Além da posse, o Fórum de Entidades discutirá outros assuntos de interesse da categoria. Entre as pautas está o debate sobre o marco legal e regulatório para o exercício profissional da zootecnia, responsabilidade técnica no exercício da profissão, prestação de contas do Zootec 2017, além de outros assuntos de interesse das entidades.

O Fórum Nacional de Entidade de Zootecnistas será realizado no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, entre os dias 31 de agosto e primeiro de setembro. O encontro acontece durante a Expointer 2017.

Abaixo, conheça um pouco mais sobre os integrantes da nova diretoria.

NOVA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE – MARINALDO DIVINO RIBEIRO

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), Mestrado (2003), Doutorado (2007) e Pós-Doutorado (2008) em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Foi bolsista de Desenvolvimento Científico Regional (2008) pela Universidade Federal da Bahia. Foi professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Lotado no Departamento de Zootecnia e Extensão Rural, no período de 2008 a 2015, onde foi Coordenador e Editor Chefe da EdUFMT (2009 a 2013), Coordenador de Pesquisa/PROPeq (2013 a 2015); Membro e Presidente da Câmara de Educação em Zootecnia do CRMV/MT (2009 a 2015).

Delegado Regional Mato Grosso e Suplente do Conselho Fiscal da ABZ (2011 a 2015), Presidente do Comitê de Organização do ZOOTEC 2012. Atualmente é Professor Associado I e vice-coordenador do PPG em Zootecnia da Universidade Federal de Goiás/Goiânia, lotado no Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária e Zootecnia.

É membro da Comissão Estadual de Zootecnia do CRMV/GO, 3º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia e Coordenador do Comitê de Articulação de Entidades de Zootecnia Representadas em Goiás. É revisor ad hoc das Revistas: Brasileira de Zootecnia, Brasileira de Saúde e Produção Animal. Universidade Rural: Ciências da Vida’, Ciência e Agrotecnologia; RMVZ Córdoba; Semina, Extensão Rural da UFSM e Agroambiente.

Tem experiência em zootecnia, com ênfase na área de Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos temas: estimativa do consumo animal, utilização de fontes fibrosas na alimentação, dinâmica e aporte de nutrientes em animais em crescimento, aproveitamento de produtos oriundos da produção agrícola na alimentação animal, sistemas integrados de produção animal e em estrutura e dinâmica inovativa em unidades de criação animal.

VICE PRESIDENTE – CASSIO JOSÉ DA SILVA

É graduado em zootecnia (2006) pela Universidade federal de Viçosa – MG. Concluiu o mestrado em zootecnia em 2008 e o doutorado em zootecnia em 2012 ambos pela Universidade Federal de Viçosa – MG. Atualmente é professor adjunto lll na faculdade de agronomia e medicina veterinária da Universidade de Brasília/Campus Darcy Ribeiro (FAV- UnB). Exerce as funções de Diretor, Executivo da Sociedade Brasileira de Zootecnia – SBZ desde janeiro de 2015 e de Diretor Estadual da Associação Brasileira de Zootecnistas no Distrito Federal desde outubro de 2015. Integra a Câmara técnica de ética, Bioética e Bem-Estar Animal do CRMV-DF. É revisor da revista Brasileira de Zootecnistas Acta Scientiarum e da Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal. Coordena o GPEC/UnB – Grupo de Estudos em Pecuária da UnB e é membro dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Núcleo de Pesquisa em Sustentabilidade Animal e impactos Ambientais da Produção Animal.

Atua na área de zootecnia com ênfase em Nutrição de Ruminantes, desenvolvendo pesquisas em avaliação de alimentos para ruminantes, metabolismo ruminal, amido fecal e processamento de grãos. Desde 2012 vem atuando intensamente nas questões políticas relacionadas aos direitos dos Zootecnistas de pleno exercício da profissão.

Em Brasília, tem buscado constantemente junto ao Congresso Nacional e Casa Civil apoio para a criação do Conselho Federal e Regionais de Zootecnia. Realizou mais de trinta reuniões e audiências públicas com parlamentares e assessores, tendo sempre como pauta a Zootecnia e os Zootecnistas. Em 2016 recebeu juntamente com outros colegas de profissão o reconhecimento da Câmara Legislativa do Distrito Federal, pelos relevantes serviços prestados a Zootecnia, por ocasião da sessão solene em homenagem aos 50 anos da criação do primeiro curso de Zootecnia no Brasil.

SECRETÁRIA GERAL – SANDRA GALBEIRO

Sandra Galbeiro é zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá em 2003. Na graduação atuou como tesoureira na Associação Paranaense dos“ Estudantes de Zootecnia APEZ e como diretora administrativa na Zootecnia Consultoria Júnior. Concluiu o mestrado em 2005 e o doutorado em 2009, em Zootecnia – Área de Concentração Pastagem e Forragicultura pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, da Universidade Estadual de Maringá. Fez Doutorado sanduiche na Embrapa Gado de Corte e no INRA, na França.

Foi Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial – nível 1 do CNPq, no Centro Mesoregional de Excelência em Tecnologia do Leite. Atuou como Professora Colaboradora na Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO de 2009 a 2011 e na Universidade Estadual de Maringá de 2011 a 2012, lecionando disciplinas relacionadas a Produção Animal e áreas afins. Foi bolsista de Extensão da Fundação Araucária de 2014 a 2016. Atualmente é Professora Adjunta B no Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Londrina, onde ministra aula nos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia. Possui experiência na área de Zootecnia com ênfase em Produção de Ruminantes e Manejo de Pastagens.

Desenvolve projetos de pesquisa na área de Forragicultura e Pastagens e Nutrição de ruminantes. Participa de projetos de extensão rural em Assentamentos rurais. E responsável pela Empresa Júnior do Curso de Zootecnia. É membro suplente no Conselho Universitário da UEL. É coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do curso de Zootecnia. É membro do Colegiado do Curso de Zootecnia. É secretária na Comissão Estadual de Educação em Zootecnia do Paraná – CEEZ/CRMV-PR. É secretária do Comitê Regional do Plano Integrado de Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte no Paraná. Participa do conselho fiscal do Sindicato dos Zootecnistas do Paraná.

TESOUREIRO – GERCÍLIO ALVES DE ALMEIDA JÚNIOR

Gercílio Alves de Almeida Júnior é formado em Zootecnia pete UFV – MG (1992). Especialista em Administração Rural pela UFLA – MG (2000). Mestre em Nutrição e Produção Animal pela UNESP Botucatu – SP (2002), Doutor em Nutrição e Alimentação Animal pela UNESP Botucatu – SP (2005). Pós-doutorado em Dairy Science pela Massey University – New Zealand (2017). Foi Zootecnista Consultor em sistemas de produção de bovinos de corte e de leite no Estado de São Paulo (1993-2008). Zootecnista em Cooperativa de Produtores de Leite em Tupã – SP (1994-2003).

Professor na grande área de Bovinocultura na UNIMAR em Marília – SP (2002-2008) e desde 2009 é Professor Associado na área de Nutrição e Produção de Ruminantes na UFES/CCA – ES. Foi Coordenador do Curso de Zootecnia da UFES (2009-2014). Presidente das I e II SCZ – Semana Capixaba de Zootecnia (2012 e 2013). Presidente do ZOOTEC – XIV Congresso Brasileiro de Zootecnia (2014) e atualmente é Membro da Comissão de Ensino da Zootecnia – CRMV-ES e Diretor Estadual da ABZ – Associação Brasileira de Zootecnistas, no Espirito Santo.

CONSELHO FISCAL – Ézio Gomes Da Mota

Graduado em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba – FAZU. Especialização nas áreas de Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Lavras (1998) e em Gestão de Agronegócios pela Universidade de Brasília (2008). Mestrado em Agronegócio pela Universidade de Brasília – UNB. Militante de Zootecnia em diversas ações frente às entidades de classe, das quais se destaca a presidência da AZOO/DF nas gestões de 1999 – 2001 e de 1993 – 1995 e a Vice-Presidente da ABZ nas gestões de 2015 – 2017, 2012 – 2014, 2009 – 2011, 1997 – 1999, 1994 – 1996.

Em 2004 recebeu o prêmio ”Zootecnista do Ano ” pela ABZ. É servidor público da Carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição Animal, Produção de Ruminantes e Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio.

CONSELHO FISCAL – Guilherme Minssen

Formou-se em auxiliar de laboratório de Análises Químicas, pelo Colégio Barão do Rio Branco de Cachoeira do Sul – RS (1978). Fez seu Segundo Grau no Colégio Barão do Rio Branco de Cachoeira do Sul – RS (1978). Foi Presidente do DAZOD – Diretório Acadêmico de Zootecnia Otávio Dominguez no DACCR da UFSM – RS (1981), Presidente da Comissão Organizadora do 1º Congresso Gaúcho de Estudantes de Zootecnia e 1º Encontro Nacional de Zootecnistas em Santa Maria – RS (1981). Nomeado representante estudantil do Colegiado do Curso de Zootecnia do Centro de Ciências Rurais da UFSM – RS (1981). Presidente da AGEZ – Associação Gaúcha dos Estudantes de Zootecnia em Santa Maria RS (1982).  Presidente da Comissão Organizadora do 2º Congresso Nacional de Estudantes de Zootecnia e 2º Encontro Nacional de Zootecnistas (1982). Nomeado pela APZ-RJ (Associação Profissional dos Zootecnistas do Rio de Janeiro) para a Comissão Nacional de Estudos do Projeto de Reformulação da lei 5.550 e Criação de Conselhos de Zootecnia (1982). Técnico em Diagnóstico de Gestação e inseminador Artificial em Bovinos, pela CRIA (Central Riograndense de Inseminação Artificial) (1982). Estagiário do CPATU- EMBRAPA de Belém-PA em Bubalinocultura (1983).

Graduado em Zootecnia pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) (1983). Foi Zootecnista da Lagoa Clara Agropecuária S.A. em Ipixuna do Pará (agosto/1984 a janeiro /1987). Juiz de raças zebuínas pela ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu). 1986. Zootecnista da Fazenda Cedro de Benedito Mutran e Cia.Ltda em Marabá-PA (novembro/1987 a maio/1991). Nomeado inspetor de Registro pela ACGJB (Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil),1989.  Juiz das Raças Bubalinas pela ABCB (Associação Brasileira de Criadores de Búfalos),1990: Zootecnista da Fazenda Promissão do Grupo EBD em Ipixuna do Pará (julho/1991 a janeiro/2002). Em julho 1990 passou a ser Leiloeiro Rural pela ARPP (Associação Rural de Pecuária do Pará. Em setembro /1993 foi nomeado pela FAEPA (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado Pará, como leiloeiro Rural do Pará). Desde 1998 é Diretor Presidente da GMlNSSEN Assessoria Rural SS Ltda.

Em 2002 formou-se em Pregoeiro pelo IECA (Instituto de Educação e Cultura da Amazónia). No período entre abril/2002 a dezembro/2010 foi Zootecnista da Central Genética Campo de Boi do Grupo Marcos Marcelino em Ipixuna do Pará. Em junho/2003 foi nomeado Delegado Regional Norte SNLR (Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais. Eleito Zootecnista do ano de 2004. 2006 e 2010 pelo estado do Para. Recebeu em 2005 o Titulo Honorifico de “Cidadão do Para” pela ALEPA (Assembleia Legislativa do Estado do Para).

No período de janeiro/2011 a novembro/2014 foi Zootecnista do Grupo REICON. Em 201 3 foi Secretário de Agricultura da SEMAGRI no Município de Senador Jose Porfirio no Pará. Em 2015 foi nomeado pelo SINDILER (Sindicato dos Leiloeiros Rurais e das Empresas de Leilão Rural do Estado do Rio Grande do Sul) e FARSUL (Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul) como Leiloeiro Rural do Rio Grande do Sul. Em 2016 foi nomeado Gerente Comercial de Associação Brasileira de Brangus e Diretor da FAEPA (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará). Ainda no ano de 2016 recebeu o prêmio ” Zootecnista do Ano ” pela ABZ.

CONSELHO FISCAL – PAULO ROBERTO NOGARA RORATO

Professor Titular, Departamento de Zootecnia (DZ). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduou-se na primeira turma do curso de zootecnia (CGZ)/UFSM (1974); Mestrado (1982) e Doutorado(1988) em genética e melhoramento animal /USP. Pós-doutorado (1998) na Universidade de NebraskaLincoln, UNL, Estados Unidos. Foi Coordenador e Coordenador Substituto do CGZ/UFSM e do Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPGZ) / UFSM; Chefe do DZ/UFSM. Líder de grupo de pesquisa/CNPQ. Membro dos colegiados do CGZ. PPGZ. CCR e de Conselhos Superiores da UFSM.

No ensino foi Presidente do Núcleo Docente Estruturante e da Comissão de Atualização do Curricular do CGZ/UFSM Membro das comissões de avaliação de Projeto Pedagógico/UFSM, de Ensino de Zootecnia e de Zootecnia do CRMVRS, de coordenadores de programas/CAPES. Professor da UEM e depois da UFSM, totalizando 37 anos de carreira docente, onde já orientou 07 teses e tem uma em andamento, 12 dissertações e 04 em andamento. Supervisionou 03 estágios de pós-doutoramento e tem um em andamento. 24 bolsistas de Iniciação Cientifica e um em andamento e 05 trabalhos de conclusão de curso. Recebeu menção de agradecimento como membro da comissão de ensino em Zootecnia CRMVRS; Zootecnista pioneiro; Zootecnista do Ano pela ABZ, medalha de mérito pelos serviços prestados à Zootecnia (ABZ); Homenagem pelos serviços prestados a Zootecnia como Presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ); Professor homenageado na 40ª, 41ª e 42ª turmas de formandos CGZ/UFSM. Prêmio Destaque em Zootecnia (CRMVRS). Prêmio Destaque da Medicina Veterinária (Zootecnista do Ano), CRMVRS. Além disso, foi Presidente da SBZ e da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal, organizou 10 congressos, simpósios e workshops nacionais e internacionais, editou 08 Anais de Eventos Nacionais e Internacionais, publicou 46 artigos científicos, 214 resumos em eventos Nacionais e Internacionais, membro de corpo editorial da RBZ, exerceu atividades de Assessoria no: Comitê Assessor da PRPGP/ UFSM; CUA/UFSM. Foi consultor e parecerista de 10 entidades, dentre as quais: CNPq; CAPES; FAPESP e EMBRAPA. Consultor ad. Hoc de 10 Periódicos, dentre as quais: Pesquisa Agropecuária Brasileira; Revista Brasileira de Zootecnia e livestock Science e exerceu atividades representativas de classe: Membro do conselho consultivo do Sindicato dos Zootecnistas/RS.

SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL – Wendell José Lima Melo

Zootecnista formado em 2002 pela UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro. Zootecnista – Nutricionista – Chefe do setor de Alimentação e Nutrição Animal da Fundação Parque Zoológico de São Paulo – SP – (FPZSP) – (06/2006 – 03/2017). Zootecnista – Agente de Desenvolvimento – SEBRAE – Sistema Agroindustrial Integrado SAI – Marília – SP – (05/2005 – 06/2006). Representante Técnico de Produtos Veterinários e Zootécnicos – Centro Oeste Paulista – SP – (10/2002 – 04/2005). Membro do Grupo de Nutrição Animal da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (ENG/EAZAd) desde 2012. Presidente da Comissão de Zootecnistas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV- SP) – (Triênio – 2006/2009;2009/2012;2012/2015;2015/2016). Diretor Executivo – Secretário Geral do Sindicato Paulista de Zootecnistas. – (Gestão 2011/2014;2014/2018). Conselheiro Fiscal da Sociedade Paulista de Zoológicos – SPZOO – (Gestão 2010/2013). Consultor em Nutrição de Animais Silvestres Nativos e Exóticos in situ e ex situ – desde 2003. Revisor (Revista Educação Continuada da Medicina Veterinária e Zootecnia); (The Journal of Zoo and Wildlife Medicine); (Zoo Biology). Recebeu em 2015 o prêmio José Francisco Sanchotene Felice – Título de Zootecnista do Ano pela Associação Brasileira de Zootecnistas. Atualmente é Chefe da Divisão de Nutrição Animal Do Parque Das Aves – Foz do Iguaçu – PR.

SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL – Henrique Luis Tavares

Zootecnista formado em 2002 pela UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Zootecnista – Nutricionista – Chefe do Setor de Alimentação e Nutrição Animal da Fundação Parque Zoológico de São Paulo – SP – (FPZSP) – (06/2006 – 03/2017). Zootecnista – Agente de Desenvolvimento – SEBRAE – Sistema Agroindustrial Integrado SAI – Marilia – SP – (05/2005 – 06/2006). Representante Técnico de Produtos Veterinários e Zootécnicos – Centro Oeste Paulista – SP – (10/2002 – 04/2005). Membro do Grupo de Nutrição Animal da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (ENG/EAZAd) desde 2012. Presidente da Comissão de Zootecnistas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV- SP) – (Triênio – 2006/2009; 2009/2012; 2012/2015; 2015/2016). Diretor Executivo – Secretário Geral do Sindicato Paulista de Zootecnistas – (Gestão 2011/2014; 2014/2018). Conselheiro Fiscal da Sociedade Paulista de Zoológicos – SPZOO – (Gestão 2010/2013). Consultor em Nutrição de Animais Silvestres Nativos e Exóticos in situ e ex situ – desde 2003. Revisor (Revista Educação Continuada da Medicina Veterinária e Zootecnia); (The Journal of Zoo and Wildlife Medicine); (Zoo Biology). Recebeu em 2015 o prêmio José Francisco Sanchotene Felice – Título de Zootecnista do Ano pela Associação Brasileira de Zootecnistas. Atualmente é Chefe da Divisão de Nutrição Animal do Parque das Aves – Foz do Iguaçu – PR.

SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL – Amir Dal Bosco

Graduado em Zootecnia (1982) pela PUCRS, URUGUAIANA/RS. Tem especialização em Piscicultura de Água Doce. Desde março de 1983, é servidor Público Federal, ingressou na antiga SUDEPE e depois IBAMA, onde exerce as funções de Analista Ambiental e de Agente Ambiental Federal até os dias de hoje, lotado na Unidade Técnica do IBAMA em Chapecó/SC. Atualmente é Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina – CRMV – SC.

1 Comment
  1. Jorge Luiz de Oliveira Corrêa 7 years ago

    Ver a ABZ tão bem representada é um orgulho para nós Zootecnistas. A tarefa é árdua diante dos desafios à frente pela emancipação institucional da profissão. Parabenizo os eleitos e que os esforços despendidos na consecução dos objetivos da chapa eleita coroem de sucesso a gestão.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?