As Olimpíadas Brasileiras de Zootecnia (OBZ) já estão com inscrições abertas. Os interessados devem se inscrever por meio de formulários on-line até 21 de outubro. Nesta edição, a OBZ ocorre em três modalidades.

Equipes treineiras serão novidade

Neste ano, a OBZ terá a inclusão da modalidade “equipes treineiras”, composta por estudantes que estejam cursando até o quarto semestre do curso. “Esta modalidade tem como finalidade estimular a participação dos estudantes desde seu ingresso no curso”, destaca Rose Galati, presidente do comitê da OBZ.

“As edições anteriores contaram com a participação de equipes completas ou alguns participantes ingressantes. A desvantagem era que estes alunos eram submetidos à mesma prova daqueles que estavam cursando conteúdos profissionalizantes”.

Neste caso, logo na etapa local, muitas equipes compostas por estes ingressantes não conseguiam alcançar a nota mínima seis, e acabavam encerrando sua participação. Considerando que a OBZ tem como missão estimular o desenvolvimento dos futuros zootecnistas, a divisão da modalidade Equipes em “treineiras” e “veteranas” traz equilíbrio à competição, oportunizando que ingressantes possam ser classificados em todas as etapas, e premiados no Zootec.

Provas em novembro

Nesta edição da OBZ 2023, as provas iniciarão nos dias 29 e 30 de novembro. Na etapa local, não há limite de inscritos pela escola tanto na modalidade individual quanto equipes. Desta etapa, um competidor individual, uma equipe treineira e uma veterana disputarão o estadual com os demais classificados na mesma unidade federativa. Na etapa nacional deste ano, competidores individuais e equipes treineiras farão um dia de prova.

A novidade fica para as equipes veteranas classificadas, que além da prova. entregarão no dia 05 de abril um projeto cuja temática será revelada no dia 21 de março. Os competidos das equipes veteranas terão 15 dias para desenvolver o desafio, elaborar um projeto escrito e apresentá-lo na forma de um pitch de no máximo 3 minutos. O projeto será apreciado por uma comissão e a nota atribuída terá peso 3.

Premiados terão direito a credencial para Londres

Todos os competidores premiados na etapa nacional receberão uma credencial para integrar a delegação brasileira ao LIYSF 2024 – London International Youth Science Forum, e apresentar seus projetos durante o evento a ser realizado em julho-agosto de 2024 no Imperial College, Londres, Reino Unido. Esta participação na delegação é resultado da parceria entre a ABZ e a Rede POC, e a expectativa é que além de internacionalizar a Zootecnia brasileira e as instituições de ensino superior, a Olímpiada atue como vitrine de talentos, geradora de oportunidades profissionais e parcerias.
Este ano, as provas serão presenciais, ou seja, cada escola aplicará aos seus competidores as provas em todas as suas etapas. As respostas serão transferidas para cartões, e estes enviados pela Coordenação de Curso para o Comitê Organizador da OBZ.

É importante que coordenadores, orientadores e competidores leiam atentamente o regulamento e que as dúvidas sejam enviadas para o email do Comitê Organizador da OBZ.

Confira o calendário de datas importantes para as Olimpíadas:

Confira, abaixo, os documentos necessários para a OBZ com seus respectivos links:

 

Resolução 01 – Regulamento da OBZ:

Resolução 01 ABZ de 05 de setembro de 2023 – Olimpíada Brasileira de Zootecnia data alterada inscrições 21 de novembro

 

A) Documentos para adesão da Escola
Formulário online de adesão da escola à Olimpíada Brasileira de Zootecnia 2023

B) Documentos para inscrição de equipe treineira
Formulário online de inscrição de Equipe treineira à Olimpíada Brasileira de Zootecnia

C) Documentos para inscrição de equipe veterana
Formulário online de inscrição de Equipe veterana à Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ – 2023)

D) Documentos para inscrição na modalidade individual
Formulário online de inscrição individual à Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ – 2023)

 

Arquivos para baixar (clique nos links abaixo):

Termo de adesão da escola à Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ – 2023)

Formulário de inscrição da equipe treineira ou veterana à Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ – 2023)

Formulário de inscrição da modalidade individual à Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ – 2023)

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?