(Foto: Divulgação)

Discussões sobre o papel do zootecnista na trajetória da agropecuária do Rio Grande do Norte, destacando a necessidade de atualização do profissional para a área do empreendedorismo, tecnologia e integração, foram pautas no I Simpósio Potiguar de Zootecnia, realizado em Mossoró no início deste mês. O evento ocorreu na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em uma realização e promoção do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e UFERSA. O presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro, palestrou no encontro.

Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre docentes, estudantes e profissionais da área. Além das palestras, o evento contou com a participação de mais de 20 profissionais da Zootecnia e especialistas nos mais variados temas para a realização de minicursos. Apicultura, julgamento animal, escolha de matrizes e reprodutores, higiene de ordenha, gerenciamento de propriedades rurais, avicultura, conservação de forragem e alimentos e alimentação foram os minicursos ministrados realizados.

(Foto: Divulgação)

“Foi um momento ímpar para agregar conhecimento e network entre os profissionais em formação da Zootecnia. Um encontro como este foi importante para o Estado, mas com certeza agregou muito valor para a Zootecnia nacional, como um todo”, avaliou Marinaldo.

HOMENAGENS

Entre as homenagens, foi destituído placa de homenagem ao Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, Norte-Riograndense de Goianinha, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) pela sua trajetória e posicionamento para com a classe da Zootecnia no Brasil. Homenagem recebida pelo representante do CRMV-RN, Josimar Gomes Torres nas mãos do Presidente do CRMV-RN, Wirton Peixoto Costa.

A Segunda Homenagem foi para os formandos de 1985, primeira Turma do Curso de Zootecnia Formada pela UFRN, entregue por Josimar Gomes Torres aos três representantes da turma presentes na solenidade, os zootecnistas José César Arruda Câmara, Eduardo Eugênio Mendonça Rolim e Sérgio Sousa Paiva.

A terceira homenagem da noite foi para o Zootecnista Destaque 2018, através de pesquisa realizada pelo evento perguntando: “Qual o Zootecnista que te inspira?”. O prêmio foi para Marcel de Araújo Lopes, zootecnista bastante atuante e conhecido no Estado.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?