Atual momento da zootecnia brasileira, principais desafios da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), zootecnia na Amazônia e contribuição dos zootecnistas para o agronegócio paraense. Estes foram alguns dos temas abordados pelo presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro, em uma entrevista concedida recentemente à Revista AgroPará.

Sobre o momento atual da zootecnia no Brasil, Marinaldo explica que os profissionais da categoria estão vivendo cinco momentos importantes. O primeiro deles está relacionado ao fechamento do ciclo dos 50 anos de existência do ensino e regulamentação profissional.

“Um segundo momento que a profissão vive tem a ver com a expressão das competências do zootecnista por meio das contribuições na formação de pessoas, geração de conhecimentos, tecnologias e inovações aplicadas e transformadoras do negócio da pecuária nacional e da conservação de animais silvestres, e de serviços de qualidade prestados ao produtor rural e sobretudo à sociedade”.

Ainda sobre o cenário atual da profissão, o presidente da ABZ relembrou que outro momento vivenciado diz respeito a expectativa de mudanças positivas na política de Conselho de Classe, seja do atual que somos obrigados a nos inscrever ou seja em razão das tratativas para criação do sistema de conselhos próprio da categoria

“Estamos passando por um ataque irresponsável, ilegal, imoral e nada ético por meio de resoluções inconstitucionais e infralegais impostas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que ainda somos obrigados a nos inscrever, e que restringe o zootecnista de exercer sua competência por meio da anotação de responsabilidade técnica em diferentes áreas de atuação profissional”.

O quinto momento, na visão de Marinaldo, tem relação com o início da nova gestão da ABZ, entidade de representação máxima dos zootecnistas no país atualmente.

“Enquanto associação, nossos desafios são muitos. Os mais importantes são a alteração da alínea C da Lei 5.550/68 e a criação do sistema de Conselho Federal e Regionais de Zootecnia. Vencer esses dois grandes desafios trará ao zootecnista seu reconhecimento e autonomia institucional legal para o exercício da livre concorrência”.

POTENCIAL

Questionado sobre o potencial da zootecnia na Amazônia, Marinaldo explica que, na visão da ABZ, a única área de atuação profissional capaz de transformar a pecuária e negócio da criação animal numa região sensível como a Amazônia é a zootecnia. O motivo seria a capacidade que a profissão tem de promover a qualificação de pessoas para otimizar o uso dos recursos e fatores de produção de forma sustentável e adaptada as condições de racionais.

“A criação animal e o negócio da pecuária sustenta o nosso país e a zootecnia, por meio de seus profissionais, tem papel fundamental no avanço do desenvolvimento local, regional por meio da sua competência qualificada. Não haverá desenvolvimento sustentável da Amazônia sem a pecuária feita por profissionais qualificados e capazes de promover a coexistência da sustentabilidade e da economia produtiva tecnificada e em alta escala”.

Ainda de acordo com Marinaldo, os zootecnistas formados no Pará tem a habilitação e a competência necessária para promover o desenvolvimento de toda a região.

“São eles que foram formados vivenciando a realidade local, que tem a formação necessária para criar e aplicar tecnologias produtivas adaptadas e gerenciar o negócio sem prejuízo ao meio e à sociedade. Os polos de zootecnia do Pará são referência para a Amazônia e para o país, pois são profissionais capazes de empreender na atividade de criação animal e promoverem a transformação dos índices zootécnicos das diferentes cadeias de produção animal de forma técnica e eficiente”.

2 Comentários
  1. Domingos 7 anos atrás

    Desejo a Nova diretoria da ABZ muito sucesso em prol dos zootecnistas Brasileiros.

  2. Analice 6 anos atrás

    Esperamos realmente que essas mudanças sejam alcançadas principalmente no tocante do Conselho de Medicina Veterinária, onde alguns integrantes nao reconhecem a importância do Zootecnista .Além de outros fatos inaceitável.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?