O valor bruto da produção agropecuária (VBP) para este ano está estimado em R$ 516,4 bilhões. Do total, a pecuária representa 178,4 bilhões e as lavouras representam R$ 338 bilhões. Os dados são da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o Mapa, no grupo de produtos que apresentam valores menores em relação a 2015 na pecuária, estão a carne suína (-13%) e o leite (-10,7%). O setor agronômico, em contrapartida, apresentou bom desempenho em produtos como a banana (+33,4%), batata-inglesa (+26,1%), cacau (+13,3 %), café (+13,4%), feijão (+11,2%), trigo (+29,6%), maçã (+11,9 %) e soja (+3%).

“Esses resultados se devem, em alguns casos, a aumento de preço, por conta da queda de produção e, em outros, ao crescimento da quantidade produzida”, diz o coordenador-geral de Estudos e Análises da SPA, José Gasques.

Apesar da alta de vários produtos, o VBP total teve uma redução de 2,3% em relação ao ano passado. O principal motivo foi a queda no rendimento das lavouras devido a problemas climáticos (chuva, seca e altas temperaturas).

Aqui mais informações sobre o VPB nacional.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?