Desde 1972, o cenário científico zootécnico recebe grandes contribuições com os artigos publicados mensalmente pela Revista Brasileira de Zootecnia (RBZ), mantida pela Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ). Com uma média de dez publicações mensais, a revista reúne artigos originais nas áreas de aquicultura, biometeorologia, bem-estar animal, forragicultura, melhoramento, genética, reprodução, ruminantes, não-ruminantes, sistemas de produção animal e agronegócio.

De acordo com Marcelo Rodrigues, editor-chefe da RBZ, a revista foi criada pela SBZ com o objetivo de fortalecer o cenário científico da profissão. Na sua primeira edição, há 45 anos, a publicação era registrada como Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia. A mudança para o nome atual aconteceu em 1997.

“Em 1997, a revista foi redimensionada e seu título foi alterado para Revista Brasileira de Zootecnia (ISSN 1516-3598)”.

De 1973 a 1978, a RBZ contava com apenas duas publicações por ano. De 1979 a 1984, o índice aumentou para quatro artigos por ano. Entre 1985 a 2007, a revista foi publicada bimestralmente. Com o crescimento gradativo, em 2008, a RBZ começou a ser publicada mensalmente, formato vigente até os dias de hoje.

“Ao longo dos anos, a RBZ sofreu mudanças, como, por exemplo, no aumento do número de questões publicadas, mudanças no layout e dimensões das publicações. Também passamos oferecer acesso gratuito a artigos e aumento da quantidade de publicações em inglês”.

Em 2010, seguindo a tendência de muitas revistas científicas, a RBZ começou a ser publicada apenas em formato eletrônico (ISSN 1806-9290).

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

De acordo com Marcelo, antes de submeter um manuscrito, os autores do trabalho deverão se cadastrar no sistema de gerenciamento de manuscritos, o ScholarOne, da empresa Thomson Reuters. Apesar de o sistema ser apresentado em inglês, as instruções durante o processo de submissão estão em português para facilitar os autores brasileiros neste encaminhamento.

“Uma vez cadastrado, o autor correspondente do manuscrito irá então proceder o envio do material utilizando este mesmo endereço eletrônico. Todas as instruções para o procedimento estão disponíveis no momento em que o autor inicia a submissão no sistema”.

Para conhecer a revista, clique aqui.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?