A maior quantidade de chuva e as temperaturas mais amenas dos últimos meses tem favorecido a pecuária do leite nas principais bacias do país. Estudos do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite da Embrapa mostram que, atualmente, o produtor tem encontrado condições de tempo melhores para a atividade em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em entrevista a assessoria de comunicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural (MAPA), o pesquisador Samuel Oliveira explicou que em 2016 não deve se repetir a irregularidade climática observada nos últimos dois anos. Segundo Oliveira, neste período, as bacias leiteiras mais afetadas pelas altas temperaturas e falta de chuva foram as de Araxá (MG), Poços de Caldas (MG), Foz do Iguaçu (PR), Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS).

“Com a regularização das precipitações no final em janeiro e fevereiro nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, houve redução do potencial de perda da produção leiteira por má formação de pastagens”, destacou a Embrapa.

O município de Juiz de Fora (MG), localizado numa das principais bacias leiteiras do país, já registra dados favoráveis à produção. Em janeiro deste ano, a temperatura média foi três graus menor do que no mesmo mês de 2015. O regime de chuvas também está próximo à média normal, com acúmulo de 1.500 milímetros de fevereiro de 2015 até os dias atuais.

“Tudo indica que não teremos no decorrer deste ano os problemas climáticos severos registrados nos dois últimos anos”, afirma Oliveira, que também destaca que a temperatura média em Goiânia (GO) caiu dois graus no mesmo período.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?