Ação da ABZ nas redes sociais visa incentivar a adesão de acadêmicos ao curso (Imagem: Divulgação)

2.840. Este é o número total de vagas em cursos de Zootecnia ofertadas por universidades de todo o Brasil no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que iniciou o período de inscrições nesta terça-feira (21). Podem concorrer a uma das vagas aqueles que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – e que não foram desclassificados nas provas.

“A procura pelo curso de Zootecnia vem crescendo a cada ano em diversos Estados. E com o Sisu, esperamos que a taxa de adesão de acadêmicos e acadêmicas ao curso de Zootecnia seja ainda maior”, explica Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).

Ao todo, 78 cursos de Zootecnia estão com vagas disponíveis no Sisu. O Estado com o maior número de ofertas é Minas Gerais, com 365 vagas no total. Ele vem seguido do Mato Grosso, com 296, e Pernambuco, com 290.

“Somos uma profissão de mais de meio século, que ainda luta por muitas demandas, mas que tem também grandes conquistas. Somos profissionais que contribuem, diariamente, com o crescimento do agronegócio, principal setor econômico no desenvolvimento do país”, ressalta Marinaldo.

A ZOOTECNIA

A graduação em Zootecnia tem duração média de 5 anos e habilita os profissionais a atuarem em toda a cadeia produtiva, trabalhando na busca de produtividade e rentabilidade na criação de animais, no seu bem-estar e, também, no desenvolvimento de produtos de origem animal (leia mais sobre a profissão neste artigo).

Os zootecnistas podem trabalhar, por exemplo, com melhoramento genético e nutrição de animais domésticos e silvestres, bioclimatologia, pesquisa, comércio, eventos, planejamento e administração rural, entre muitas outras áreas.

Em 2012, o Guia do Estudante, um dos principais canais do Brasil na análise de graduações, indicava que o zootecnista despontava como um profissional em alta também em indústrias alimentícias, atentas principalmente à qualidade de seus produtos de origem animal. Esta é uma tendência que permanece em vigor até hoje.

“Os zootecnistas vem ganhando mais espaço no mercado de trabalho a todo momento e em todas as áreas que nós podemos atuar. Temos muitos profissionais que são referência no Brasil e até fora daqui, então, a Zootecnia prova diariamente que é uma área muito boa para se investir como profissão”, finaliza Marinaldo.

Para conferir as instituições que estão ofertando vagas em cursos de Zootecnia, clique aqui.

1 Comentário
  1. Noely 4 anos atrás

    Nós não temos campo de trabalho… Não temos suporte em lugar algum!!! Curso muito caro e não conseguimos trabalhar na área Tenhob15 anos de formação 😔😔 Tive notas em excelência .
    Foram 5 anos de dedicação e não temos retorno financeiro!!!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?