A vacinação contra a febre aftosa conseguiu atingir 98,17% do rebanho bovino e bubalino brasileiro no segundo semestre de 2015. As informações são do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na segunda etapa da campanha nacional, o número de animais vacinados foi 147,2 milhões de um total de 150 milhões cabeças que deveriam ser imunizados.

“Tivemos um bom resultado na segunda fase da campanha de combate à aftosa em 2015”, avaliou o coordenador de Febre Aftosa do DSA, Plínio Lopes. No segundo semestre de 2014, acrescentou, o índice de cobertura vacinal foi de 97,84%.

De acordo com o Mapa, na primeira etapa da campanha, feita no primeiro semestre do ano passado, o percentual de imunização do rebanho de bovinos e bubalinos alcançou 98,04%. Os animais que ficaram fora do calendário oficial da segunda etapa da campanha contra a aftosa deverão ser imunizados a partir de agora.

“Os produtores serão procurados e notificados para que vacinem os animais”, disse Lopes.

No segundo semestre de 2015, três estados tiveram índice de vacinação abaixo de 90%. No Rio de Janeiro, a cobertura foi de 84,90%m, na Paraíba, de 87,51%, e no Amapá, de 87,58%. “Por isso, vamos dar uma atenção especial a esses estados na primeira etapa da campanha de vacinação de 2016”, adiantou o coordenador de Febre Aftosa do DAS.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?