O Mato Grosso do Sul vem enfrentando há mais de um ano o desafio de aumentar a sua produção e rendimento de confinamento de espécies como Tilápia, Pintado e Pacu. Para isso, através de um programa privado, produtores do estado estão contando com capacitação de especialistas para atingirem o objetivo.

Um dos profissionais que vem auxiliando a capacitação dos produtores do MS é o zootecnista André Luiz Nunes, técnico responsável por atender o grupo de Laguna Carapã. Para os líderes do programa de auxílio, o município se tornou destaque na capacitação dos produtores através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Atualmente, André presta orientação técnica para 18 produtores da região. No total, a ATeG está presente em sete municípios do Estado e presta atendimento para 44 famílias.

(Foto: CHRISTOFOLETTI, Jefferson)

“O grupo que atendemos pode ser dividido em profissionais, com uma produção média de 25 toneladas de peixe por hectare em lâmina de água e os não profissionais, enquadrados na agricultura familiar e que utilizam a piscicultura como forma de complementar a renda familiar”, explicou o zootecnista em entrevista ao jornal O Progresso.

Segundo Nunes, apesar de ser uma iniciativa relativamente nova, já foram identificados alguns problemas que diminuem o lucro da atividade das famílias atendidas.

“Diferente dos produtores que já estabeleceram uma produção intensiva e tecnificada existe uma parcela do grupo que ainda enfrenta dificuldade para desenvolver a atividade. No entanto, testemunhamos que estão animados para aprimorar os conhecimentos sobre manejo”.

O coordenador do programa ATeG Piscicultura, Pedro Bigaton, salienta que os interessados em participar do programa podem procurar o sindicato rural de sua região, que evidencia a demanda e atua na mobilização das turmas.

“Atualmente temos produtores em Campo Grande, Jaraguari, Dourados, Ponta Porã e Laguna Carapã totalizando 75 famílias. Nossa meta em 2016 é de quase dobrar os produtores a serem atendidos, visto que iniciamos o ano com 44 famílias e devemos encerrar o período com 80”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?