Na suinocultura – assim como em outras culturas da pecuária, o crescimento e a engorda dos animais sofrem interferências diretas do manejo adotado. Sobre este tema, a zootecnista Anna Luz Netto Malhado, instrutora credenciada do Senar Mato Grosso, deu dicas de como buscar melhores resultados na criação de suínos no programa Bom dia Senar.

(Foto: Reprodução/Bom dia Senar)

A zootecnista frisou que durante o tempo de vida do suíno na granja, todas as fases são importantes, mas para pelo menos três delas é necessário um olhar especial: creche, crescimento e terminação. Ela explica que os animais que vão para a creche possuam a “qualidade” esperada eles devem sair da maternidade com imunidade passiva, ou seja, a transmitida pela mãe por meio do colostro. Também é importante que a diferença de idade entre os animais do lote não seja grande, assim como o peso entre eles.

Anna comentou, ainda, que animais que entram na creche “bem preparados” podem consumir até três vezes mais ração nos primeiros dias de desmame. Além disso, apresentam maior taxa de crescimento, melhor conversão alimentar, o que vai permitir a redução da mortalidade pós-desmame.

As fases seguintes (crescimento e terminação) irão refletir o bom – ou o mau – trabalho feito na creche. Ainda assim, todos os fatores de interferência como manejo, nutrição, sanidade, genética e ambiência, continuam exercendo papel fundamental. Anna reforça que o foco maior deve ser no consumo de ração e conversão alimentar.

Confira na íntegra as orientações da zootecnista durante o programa Bom Dia Senar Mato Grosso.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?