No verão, os cuidados com a alimentação e nutrição dos equinos devem ser redobrados. Por ser uma época em que, geralmente, muitas regiões do Brasil são atingidas por chuvas, a alimentação dos animais pode ser comprometida caso não aja o cuidado adequado. As observações são do zootecnista Marcos Pereira, que falou sobre o tema em entrevista à TV Terra Viva, no programa Dia Dia Rural.

De acordo com Pereira, o crescimento mais rápido e melhor desenvolvimento da pastagem nesta época do ano não pode deixar que os criadores esqueçam de avaliar a qualidade nutricional das pastagens, fenos ou pré-secados.

“Como é secado este feno? Como o pré-secado foi embalado? Esses são alguns pontos que se não forem avaliados podem trazer malefícios aos cavalos”.

Segundo Pereira, por ser uma época de calor e muita umidade, o verão influencia muito na proliferação de vários microrganismos e fungos, que se ingeridos pelo animal, podem causar graves problemas. Além disso, o zootecnista alerta para os cuidados com a água do animal.

“A água nos cochos fica quente. Tem que se tomar cuidado com isso também porque as vezes a gente esquece que a água também é um alimento”.

Outro cuidado a ser tomado, segundo o zootecnista, é referente ao armazenamento. Dependendo de como for feito, o feno pode mofar e o criador perde o alimento. O produto tem que ser mantido em um local seco, arejado, afastado de paredes e com espaço entre as pilhas de feno ou pré-secado, por exemplo.

“Com uma alimentação mal feita, você pode perder o seu cavalo”.

Para assistir a entrevista completa, clique aqui.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?