O trabalho do zootecnista e docente Victor Breno Pedrosa, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no interior do Paraná, foi reconhecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), rendendo a ele o convite de compor a comissão assessora de áreas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Victor participará de todo o processo de preparação do Exame, desde a confecção da prova até formulação dos gabaritos de correção. As informações são da assessoria de comunicação da UEPG.

“É importante destacar a relevância que o Exame tem para as instituições de ensino superior de todo o país. Por meio dele é possível identificar quais cursos se destacam em suas áreas, bem como quais cursos precisam de melhorias no ensino. Funciona como um ‘termômetro’ norteador de ações para a educação superior nacional”, explica Victor.

(Foto/Reprodução: Ascom)

O INEP, que realiza o desenvolvimento e aplicação da prova, é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Exame Nacional é confeccionado segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, sendo aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, no primeiro e último ano do curso. A participação dos acadêmicos é obrigatória.

Para Victor, a oportunidade traz a possibilidade de que ele contribua com os cursos de Zootecnia distribuídos ao redor do Brasil, em busca de melhoria constante do ensino superior brasileiro.

“Fico bastante satisfeito em poder representar a UEPG em Brasília. É uma forma de posicionar, mais uma vez, nossa instituição entre as principais do país”, conclui.

A PROVA

A prova do Enade tem por objetivo permitir o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, frequentado pelo acadêmico. Com o Exame, torna-se possível a estruturação de referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte das autoridades educacionais.

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