É cada vez mais comum encontrar pessoas que tenham o interesse de criar galinhas em pequena escala. Pensando nisso, a Embrapa Meio Norte, de Teresina (PI), criou um modelo simples de galinheiro que auxilia estes pequenos produtores. O zootecnista Robério Sobreira falou sobre o tema e ensinou como fazer o galinheiro em uma entrevista recente ao Globo Rural, da Rede Globo.

“Esse tipo de galinheiro propõe, com o baixo custo das condições da agricultura familiar, que se organize melhor essa criação de galinhas, separando as aves por fase, para que elas tenham a possibilidade de uma alimentação diferenciada”.

Para uma criação de até 200 aves, a área coberta deve ter 28m², dividida em cinco compartimentos. Para incubação e a cria, é necessário reservar um espaço de 1,5m por 1,5m em cada setor. Para a postura e a recria, a medida recomendada é de 2,5m por 1,5m. No centro fica a terminação ou engorda, em uma área de 4m por 4m.

No modelo proposto pela Embrapa, foi utilizado um rodapé de tijolos rebocados, a estrutura de madeira serrada e coberta de telhas.

“Isso não significa que obrigatoriamente o galinheiro tenha que ser feito dessa forma. O objetivo é baratear custos”.

Para ver o passo a passo completo, você pode assistir ao vídeo clicando aqui.

3 Comentários
  1. Firmino José Vieira Barbosa 7 anos atrás

    O modelo apresentado já se encontra ultrapassado, reformas foram feitas pelo autor no sentido de aperfeiçoar as praticas de manejo.

  2. Jamil f moura 5 anos atrás

    Muito bom

  3. Hudson Soares Fernandes de Sousa 4 anos atrás

    O meu terreno têm queda como se fosse uma rampa. Nos fundo é mais alto que a frente,quando chove a água desce muito forte. Eu quero saber a maneira ideal para construir um galinheiro em um terreno dessa natureza que não afete as galinhas com as chuvas

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?