O quadro Giro pelo Brasil desta semana, do Canal Rural, entrevistou o zootecnista Rodrigo Longuine, que deu dicas sobre como os colaboradores de fazendas com confinamento podem identificar animais doentes e como se livrar de problemas sanitários para que o desempenho dos bovinos não seja prejudicado.

De acordo com Longuine, que é coordenador de demanda da Boehringer Saúde Animal para a Região Oeste de São Paulo, entre as principais doenças a serem prevenidas com um bom protocolo sanitário de entrada em cocho estão a aftosa, clostridioses, como o botulismo, doenças respiratórias (DRBs), como a pneumonia, e, dependendo da incidência na região, raiva.

Nos confinamentos atendidos pelo zootecnista, as doenças respiratórias são as mais comuns nos confinamentos atendidos por ele. Mudanças térmicas bruscas, como sol pela tarde e chuva de noite, poeira e umidade, entre outros fatores, se combinam para afetar a saúde dos lotes, situação que é agravada pela aglomeração típica do sistema intensivo de terminação.

Uma das dicas do profissional é que os trabalhadores devem observar indivíduos com falta de apetite, corrimento nasal, febre acima dos 40ºC ou comportamentos estranhos, como isolamento do restante do lote.

“O colaborador tem que ter o olhar clínico. Olhar para o animal e saber o que fazer para socorrer o mais rápido possível”.

Para conferir a entrevista completa, assista abaixo.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?