A integração entre a horta e o galinheiro através de um modelo conhecido como “mandala” pode influenciar positivamente a renda de agricultores. O zootecnista Leonardo Oliveira de Souza falou sobre o tema em entrevista do Globo Rural, exibido no último domingo (22).

De acordo com Leonardo, o sistema mandala, que consiste em um canteiro circular com hortaliças de ciclo curto, foi desenvolvido em Pernambuco, por um grupo de jovens estudantes. Ele é formado por nove canteiros que, normalmente, possuem um reservatório de água no centro, onde podem ser cultivados peixes ou não.

Em uma propriedade da Paraíba, o modelo foi modificado e, em vez de peixes, no centro da mandala foi instalado um galinheiro. A alteração foi feita para um projeto local conhecido como Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

O modelo redondo, ainda pouco tradicional, facilita, entre outras coisas, a locomoção do agricultor no canteiro. Na propriedade de José Henrique Ferreira, por exemplo, as plantas que não são aproveitadas pelos agricultores passam a servir de como alimento para as galinhas, que estão há poucos metros da plantação, bem no centro da mandala.

“Com o galinheiro no centro facilita para gente dar o alimento para as galinhas e o restante que sobra para fazer a compostagem”.

No modelo de seu José, a compostagem é feita por tudo o que sobra da horta, com grama e esterco da galinha. O trabalho de “revirar” é feito pelas próprias galinhas, que ciscam no local.

Para saber mais sobre o modelo e assistir a reportagem completa do Globo Rural, clique aqui.

1 Comentário
  1. Gerardo Andrade de Sousa 7 anos atrás

    Estou a procura de maneiras produtivas para pequenos produtores da Agricultura Famíliar.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?