A montagem de silos para o armazenamento de comida para animais gera muitas dúvidas entre os produtores rurais. Entre as dúvidas mais comuns está a posição adequada para a cobertura do silo. Sobre o tema, o zootecnista Aroldo Queiroz, da Embrapa Gado de Corte, conversou com o Globo Rural, da TV Globo.

“A lona dupla face é a mais indicada para silagem porque dura mais tempo. É importante observar também a espessura da lona. A indicada para silagem é a lona de 200 micras. As mais finas não conservam tão bem a silagem”.

Ainda de acordo com Aroldo, muitos produtores acabam optando por comprar as lonas que tem os dois lados pretos. Segundo ele, o material não é indicado porque retém muito calor.

“Isso pode prejudicar a qualidade da silagem, matando os lactobacilos, as bactérias que fazem a fermentação da silagem”.

Na hora da montagem, Aroldo explica que a parte branca da lona dupla face precisa ficar para cima. A camada ajuda a refletir a luz do sol e é tratada com antioxidante e material de filtro solar para melhorar a durabilidade da lona.

“O fato de refletir a luz solar ajuda a manter a temperatura ideal dentro da silagem, o que melhora a qualidade do material”.

Para assistir a entrevista completa, clique aqui.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?