A criação de frangos caipiras vem se destacando, cada vez mais, como uma alternativa viável de melhoria de renda na agricultura familiar. Para falar sobre o assunto e apresentar as melhores formas de se realizar uma criação, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) convidou o zootecnista Yutaka Taniguchi para falar sobre o assunto para assentados de Coxim, em Mato Grosso do Sul. As informações são do portal Idest.

(Foto: reprodução/Idest)

De acordo com Taniguchi, os pequenos agricultores que pretendem investir neste tipo de segmento precisam levar em consideração aspectos específicos para a criação do frango caipira para corte, como o calendário de vacinação, além de conhecer as principais doenças e legislação sanitária vigente.

“O sucesso da iniciativa de criação do frango com vistas ao mercado, sobretudo há que se adequar à legislação sanitária, pertinente, que exige o selo de garantia, bem como os bons tratos zootécnicos no sentido de garantir boas condições de bem-estar animal nas instalações apropriadas para tal”, disse Taniguchi.

Atualmente, a Agraer de Coxim acompanha um grupo de produtores através do trabalho do zootecnista José Guilherme Araújo. Profissional esse que acompanha a preparação de ração alternativa, como modo de redução de custos na produção, além de acompanhar o manejo adequado das aves na criação.

0 Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?