Uma zootecnista integrou o desenvolvimento do Selo Produtor do Bem, uma iniciativa que visa fortalecer o setor produtivo brasileiro de alimentos de origem animal, especialmente avicultura, suinocultura e bovinocultura. A ideia foi desenvolvida por uma equipe do Departamento de Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, campus de Botucatu. As informações são da Agência de Notícias do governo de São Paulo.

(Foto/Reprodução: LinkedIn)

A zootecnista que integrou o time que viabilizou o selo é Ianê Correia de Lima Almeida, doutora em Zootecnia pela FMVZ. O selo foi criado para certificar atividades de produção e abate de animais feitas com total observância aos parâmetros de bem-estar.

“O selo vai validar os procedimentos adotados pelo produtor e valorizar sua produção. O consumidor, por outro lado, poderá ter a certeza de que está adquirindo um produto gerado por um sistema que se preocupa em criar os animais dentro dos melhores parâmetros de bem-estar. Por fim, o selo deve impulsionar o desenvolvimento do conceito de bem-estar animal dentro do país”, analisa a zootecnista.

O selo Produtor do Bem traz uma especificidade que deve interessar especialmente a consumidores e produtores brasileiros: é um selo genuinamente nacional.

“O projeto do selo foi desenvolvido aqui no Brasil por pesquisadores, produtores, empresários nacionais, dentro da nossa realidade ambiental e de nossos sistemas produtivos”, explica Ianê.

A zootecnista participou do projeto fornecendo suporte técnico-científico e embasamento teórico para a elaboração do selo e acredita que o fato de ser nacional fortalece a credibilidade da marca Produtor do Bem.

“Tudo foi baseado em protocolos experimentais adequados às condições brasileiras. Ele foi pensado para atender desde o pequeno produtor até as grandes empresas do setor”, esclarece.

A previsão dos idealizadores é que ainda neste ano de 2019, algumas empresas de ovos já estejam exibindo nos pontos de venda os produtos certificados com o selo Produtor do Bem. A certificação para os setores de produção de carne bovina e suína virá na sequência.

1 Comentário
  1. Rubem Luís Carneiro 5 anos atrás

    Parabéns pela iniciativa, um gesto de Gigantes pelo bem estar animal, que sirva de exemplo pra muitos, principalmente aos frigoríficos para se adequarem para que os trabalhos não sejam em vão, pois nos abatedouros ,os choques e animais caindo uns sobre outros, parece ser um trabalho perdido👏👏👏

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?