Zootecnistas pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), junto de médicos veterinários e outros profissionais, organizaram uma publicação com informações sobre os animais que fazem parte do programa de conservação da Embrapa em todo o país.

De acordo com informações da Embrapa, o Inventário de Recursos Genéticos Animais foi desenvolvido em prol da conservação de recursos genéticos animais, que é produzido desde a década de 1980. Agora, pela primeira vez, o trabalho é exposto numa obra impressa, trazendo dados sobre os animais que fazem parte desse programa.

A publicação, que possui mais de 100 páginas, reúne informações detalhadas sobre animais de interesse zootécnico, incluindo os mais utilizados na agropecuária, como bovinos, caprinos, suínos, bubalinos, equinos e ovinos, além de peixes, abelhas, muçuãs (pequena espécie sul-americana de tartaruga de água doce) e caititus, conhecidos popularmente como porcos do mato. Os dados permitem mapear a ocorrência no Brasil, a partir de referências à quantidade, comportamento e características específicas de cada uma das raças.

De acordo com os pesquisadores, o objetivo principal do livro é aumentar o conhecimento de pecuaristas, professores, pesquisadores e estudantes, entre outros segmentos da sociedade, sobre as raças localmente adaptadas, ressaltando a sua importância para a história da pecuária brasileira.

A versão online da publicação pode ser acessada aqui.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?