A cada dia, vemos que a tecnologia é uma grande aliada do campo, tanto na agricultura quanto na pecuária. E sobre a importância desta integração, o G1 fez uma reportagem especial entrevistando zootecnistas e outros profissionais, que ressaltaram a necessidade de planejamento para o período de estiagem, com o objetivo de manter a qualidade nutricional dos animais.

O zootecnista Antônio Lúcio Espírito Santo Gomes, de 38 anos, que possui pós-graduação em nutrição de bovinos e atua neste ramo há quase duas décadas, disse que o manejo racional na época do inverno é uma “alternativa simples e barata”.

“Nesse caso, não existe investimento. Outra alternativa é a conservação de forragens. A principal delas é a silagem, onde essa forragem é cortada enquanto ainda verde no período das chuvas e ela é armazenada, compactada em silos e essa compactação retira todo o ar e retira esse oxigênio que conserva, promove uma fermentação. Essa ausência de oxigênio conserva essa forragem até por anos, dependendo da qualidade deste material”, avaliou.

(Imagem: Reprodução/G1)

A explicação do zootecnista é uma sugestão frente a casos em que criadores sofrem com longas estiagem, como uma que ocorreu neste ano em Mato Grosso do Sul.  Foram meses ou até 40 dias ininterruptos sem chuva nos municípios do Estado, segundo dados meteorológicos. Quem não se planejou adequadamente, com reforma da pastagem, manejo e outras técnicas, viu a esmo animais morrerem e ainda correu o risco de responder pelo crime de maus-tratos.

De acordo com o zootecnista Antônio, apesar de o uso de tecnologias ser benéfico, ele deve ser acompanhado de suplementos.

“Eles podem ser proteicos, energéticos ou rações em maior ou menor inclusão de acordo com a forragem que está se utilizando. Quanto mais pobre em nutrientes for a forragem, maior deve ser a quantidade de suplemento a ser utilizado e sempre usar com aditivo. Eles possuem ingredientes adicionados a ração e possuem melhor aproveitamento, melhor digestibilidade, não só do capim como também desse suplemento que está sendo utilizado”.

O também zootecnista Gabriel Côrrea Dias, de 23 anos, que atua desde a formação no setor de nutrição de bovinos de corte, elencou algumas dicas aos pecuaristas para o período de estiagem.

(Imagem: Reprodução/G1)

“O principal e o primeiro passo é o planejamento dentro da propriedade, que inclui a produção de um capim específico para uso na seca, o que deve ser feito ainda no período das águas, então, planejar quantos animais passarão dentro da propriedade durante a seca, fazer esse ajuste da carga animal para que esse capim aguente e seja suficiente para estes animais. Em caso de pecuarista, quem consegue empregar maior nível de tecnologia, a dica é a ensilagem, que pode ser de capim, de milho, de grão de milho, além de uma suplementação estratégica, com produtos de transição. Hoje temos técnicos capacitados e empresas e isso está muito acessível ao pecuarista”.

Para ler a reportagem especial completa do G1, que conta com explicações em vídeo dos zootecnistas, clique aqui.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?